A Revista O Grito! terá um estande na , que faz parte do festival No Ar Coquetel Molotov, que acontece neste sábado (17) no Caxangá Golf Club, no Recife. Além de divulgar nosso site, a proposta é fazer mais um lançamento de nossa publicação especializada em quadrinhos, a Plaf.

Mas o mote deste ano é também celebrar outras publicações independentes como nós. Por isso o nosso espaço irá trazer revistas, livros e zines de várias partes do país.

Lembrando que o estande da Revista O Grito! também fará promoções, ações de divulgação e entrevistas com artistas.

Aqui selecionamos os principais destaques do nosso estande.

Plaf 2
A segunda edição da Plaf, a revista brasileira especializada em quadrinhos, traz capa e HQ inédita de Mascaro, autor fundador da Ragu. Tem ainda quadrinhos inéditos de , Felipe Portugal, Brendda Costa Lima e Jô Oliveira. Entre os artigos a revista traz entrevista com Marcelo D’Salete, autor de Angola Janga, um ensaio sobre as cidades famosas das HQs, uma reportagem sobre o mercado de quadrinhos, além de resenhas, infográfico e making of.

Também levaremos alguns exemplares da edição 1, que estava previamente esgotado. Essa edição de estreia tem capa de Lu Cafaggi e HQs de Raoni Assis, Caio Oliveira e João Lin.

Outros Críticos
A Outros Críticos atua desde 2008 com diversos projetos de crítica cultural. Para o nosso estande eles levam: Sobre Canções iluminadas de sol, de Carlos Gomes – Livro que traça pontos em comum entre o Tropicalismo e Manguebeat. Segundo o autor, sua obra é um misto de crítica e análise de criação. Eles também lançam O outro é uma queda, livro que comemora os 10 anos do projeto com textos de mais de 30 autores, como Jomard Muniz de Britto, Romulo Fróes, Renata Pimentel e Angela Prysthon. O livro abrange as áreas de Música, Literatura, Cinema, Artes Visuais, Dança, Teatro, Jornalismo e Crítica Cultural.

Por fim teremos Sobre Ninguém é perfeito e a vida é assim: a música brega em Pernambuco, de Thiago Soares. Professor e pesquisador na área de Comunicação, Thiago Soares une a escrita jornalística à acadêmica para debater sobre o pernambucano, de modo que analisa a música, a moda, estilos e demais aspectos culturais e sociais desse gênero popular híbrido. No livro também é possível conferir imagens que retratam parte do de Pernambuco a partir dos olhos do fotógrafo Chico Ludermir. A obra foi indicada ao 60º Prêmio Jabuti 2018 na categoria Economia Criativa, eixo Ensaio.

Revista Propágulo
A Propágulo é um projeto realizado com o objetivo de divulgar e promover artistas visuais de Pernambuco, principalmente jovens artistas que não possuem muitos mecanismos de divulgação. “Somos uma revista impressa com diversos conteúdos (entrevistas com artistas, colunas abordando temas das artes e galeria com obras de artistas convidados), a fim de enaltecer a produção local”, dizem os organizadores. O segundo número acaba de sair e estará disponível para venda no nosso estande.

Bendita Cura
Desde pequeno, Acácio do Nascimento era um garoto diferente dos demais. Preferia brincar de boneca a jogar futebol, o bambolê lhe interessava mais que carrinhos e pistolas de cowboy. Assustados com a possibilidade de seu filho ser homossexual, Mara e Galdino submetem Acácio desde os cinco anos de idade a diversos tratamentos para ele se tornar um menino normal como os outros. Neste primeiro volume da HQ de Mário César, acompanhe a infância e a adolescência de Acácio, a dificuldade de seus pais em lidar com uma questão que desprezam sem ao menos conhecer direito, as provocações de outras crianças na escola, o despertar de sua sexualidade e as cobranças para se encaixar nos padrões ditados pela maioria.

Ragu
A antologia em quadrinhos pernambucana Ragu foi uma das experiências editoriais mais inovadoras dos quadrinhos nacionais. Com planos de retornar no ano que vem, a revista ainda segue como um dos mais importantes repositórios de quadrinhos nacionais e estrangeiros. Estaremos com vários números da Ragu, além de gravuras originais de João Lin, um dos seus fundadores.

Quadrinhos de Roberta Cirne
Roberta Cirne é um dos destaques da Plaf 2. Ela é pesquisadora da tradição das histórias de terror do Recife e tem lançado diversos trabalhos com essa temática. Seu mais recente livro, Sombras do Recife, foi lançado no Festival Internacional de Quadrinhos, em Belo Horizonte. Ela prepara para o ano que vem mais um volume da série, além de uma participação da antologia de horror Gibi de Menininha.

Revista Nove
A Revista Nove é uma iniciativa de distribuição gratuita que tem condensado e difundido a Literatura e os Quadrinhos. A capa da segunda edição é assinada pela ilustradora Bárbara Machado, que estará presente no sábado vendendo outros de seus trabalhos como os artbooks “A Menina e o Guardião” e “Sereias”. Dentro do jornal, há dois quadrinhos de Marcos Santana e Márcio Saback na página 3 e de Bruno Alves na página 8. Uma das preocupações editoriais é trazer material feito por brasileiros, e em especial por aqueles que transitam no estado.

HQs de
Roger Vieira é uma das novidades da renovação que vive a cena de quadrinhos de Pernambuco. Ele lançou este ano seu novo gibi, Aterro, que mostra a relação afetiva de um menino com o rio. Sua HQ longa mais conhecida, Não Tenho Uma Arma, foi escolhida como uma das melhores do ano aqui no site.

Sem mais artigos