Pátio de São Pedro retoma projeto de ciranda e divulga mais novidades

Até o próximo dia 28, o Pátio recebe as celebrações do Dia do Folclore e dos 32 anos da Casa do Carnaval

Foto: Andrea Rego Barros/Divulgação.

O Pátio de São Pedro, tradicional espaço público de celebrações culturais ligadas à cultura popular no Recife, divulgou novidades para as próximas semanas. Até o próximo dia 28, o Pátio recebe as celebrações do Dia do Folclore e dos 32 anos da Casa do Carnaval, com apresentações culturais e rodas de conversa. Em setembro, acontece a retomada do projeto Ciranda no Pátio, confirmando a vocação daquele entorno para a cultura e para as brincadeiras populares.

Ao longo desta semana, a programação conta com lançamentos de livros e rodas de conversa, na Casa do Carnaval, a partir das 14h. Na sexta, o debate começa mais cedo, a partir das 10h, tendo como tema a história do próprio equipamento, que há 32 anos se dedica a preservar a memória cultural da cidade.

Tem atividade também no domingo (28), a partir das 13h horas, com a apresentação de agremiações, que irão estrear uma agenda cultural fixa no Pátio. A partir do dia 2 de setembro (sexta), será retomada a tradição das apresentações de grupos de ciranda, sempre na primeira sexta-feira do mês.

A iniciativa faz parte de uma série de ações e programações, previstas para os próximos meses, que integrarão o projeto Cultura que Toca no Pátio, criando novas tradições para dialogar com as belezas e histórias que a geografia secular daquele entorno guarda e conta.

A Ciranda no Pátio resgata uma programação tradicional, que era oferecida nos idos de 1970, garantindo a salvaguarda da brincadeira que foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil no ano passado. A atividade será gratuita e aberta ao público.

PROGRAMAÇÃO PÁTIO DE SÃO PEDRO

Terça (23)

14h – Lançamento dos livros “Narrativas Urbana: práticas de pesquisas e escritas de novas histórias”, de Mário Ribeiro dos Santos e Sandra Simone Morais de Araújo; “Estudos sobre Histórias das Religiões: identidades, práticas e representações socioculturais”, de Carlos André Silva de Moura, José Roberto de Souza e Leon Adan Gutierrez de Carvalho; e “Modos de Pensar, Maneiras de Viver: Cristãos novos em Pernambuco no século XVI”, de Janaina Guimarães da Fonseca e Silva

Quarta (24)

14h – Encontro de Quadrilhas juninas: roda de conversa sobre a tradição quadrilheira na cidade, com Albemar Araújo

Quinta (25)

14h – Lançamento do livro “Òmìnira: Mulheres e homens libertos da Costa d’África no Recife”, de Valéria Costa

Sexta (26)

10h – Tudo Começa na Casa: roda de conversa com colaboradores que passaram pela Casa do Carnaval, que se confirma lugar concreto e simbólico, habitado e partilhado

Domingo (28)

13h – Apresentações de agremiações culturais do Recife

Ciranda no Pátio

Dia 2 de setembro

Leia Mais
Com Amaro Freitas Trio e Spok Quinteto, prévia do Festival Panela do Jazz agita a Zona Norte do Recife