Wilfred ouviu mais de 150 entrevistados para o livro (Foto: Ricardo Labastier/Divulgação),
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

O rock pesado de Pernambuco tem muita história para contar. O livro PEsado – Origem e Consolidação do Metal em Pernambuco, do jornalista Wilfred Gadêlha, revela bastidores, contradições e conquistas desse gênero nas últimas cinco décadas. O autor ainda mostra as conexões da cena metaleira com gêneros como mangue e punk.

Segundo Gadelha, foram mais de 150 entrevistas, entre produtores, músicos, fanzineiros, designers, donos de loja, jornalistas e fotógrafos. Entre os músicos ouvidos estão Max Cavalera (Soulfly, Cavalera Conspiracy), Andreas Kisser (Sepultura, De La Terra), Carlos “Vândalo” Lopes (Dorsal Atlântica), Cláudio Bezz (Taurus) e Marcelo Laranja (Chakal).

Wilfred ouviu mais de 150 entrevistados para o livro (Foto: Ricardo Labastier/Divulgação),
Wilfred ouviu mais de 150 entrevistados para o livro (Foto: Ricardo Labastier/Divulgação),

PEsado não aborda a cena de maneira cronológica. Em vez disso, estabelece três eixos de discussão por onde os debates trilham: Espaço (onde se ouvia música pesada, onde se comprava disco, onde acontecia show), Som (as bandas em suas peculiaridades estéticas e sonoras, em uma geral que tem início com os pioneiros da psicodelia pesada no Estado, como o Phetus de Zé da Flauta, Laílson e Paulo Rafael) e Imagem (como o metal era retratado na mídia, como os próprios headbangers assumiram a tarefa de contar suas histórias via fanzines, fotos, cartazes e ilustrações).

Entre as curiosidades pouco lembradas está o primeiro show do Sepultura (em 30 de maio de 1987, em Caruaru), o primeiro Abril Pro Rock e como os amantes do metal em Pernambuco enxergaram o nascimento do mangue-beat.

PEsado tem 352 páginas e custa R$ 25. Está sendo vendido na Livraria Cultura, Livraria Saraiva e através do autor pelo email pesadoolivro@gmail.com.

Os lançamentos acontecerão nas seguintes datas
11 de março, 19h, no Rocket 48 (Rua Carneiro Vilela, 304, Espinheiro, Recife-PE)
27 de março, 19h, na Saraiva Shopping Recife (Rua Padre Carapuceiro, 777, 1º Piso, Boa Viagem, Recife-PE

Leia Mais
Livro Geografia da Fome de Josué de Castro ganha novo lançamento