Cena de Intolerance, série de Mulloy (Divulgação)
Cena de Intolerance, série de Mulloy (Divulgação)

Phill Mulloy é um artista comprometido com o lado não muito bonito do ser humano. O cineasta britânico de 65 anos fez carreira na animação com obras tidas como “grotescas” e “rústicas”. Seus filmes trazem cenários minimalistas, traços rudimentares e roteiros ácidos, quase sempre com histórias curtas. Ele é um dos destaques do Animage, festival internacional de animação que acontece no Recife até o próximo domingo (29). Na quinta (26) tem início uma mostra especial com seus trabalhos.

Mulloy ficou conhecido por ajudar a afirmar a identidade visual da MTV nos anos 1980 e 90. Ele criou várias das vinhetas que popularizaram o canal. Entre seus filmes mais conhecidos estão The Chain (1997) e The Pain and The Pity, exibido na última terça na abertura do Animage, com a presença do diretor.

O diretor britânico Phill Mulloy veio ao Recife (Divulgação)
O diretor britânico Phill Mulloy veio ao Recife (Divulgação)

Para a sessão especial da quinta-feira, haverá curtas que datam de 1991 a 2012, como The Chain (1997), Intolerance I (2000), Intolerance II – The Invasion (2001) e o mais recente The Banker (2012).

No Cinema São Luiz, o Animage realiza ainda duas sessões especiais, sempre às 19h30: a Mostra de Terror Anim’est, na sexta-feira (26), que será apresentada pelo curador romeno Mihai Mitrica, do maior festival de animação de Bucareste, o Anim’est; no sábado (28), o festival repete a dose de sucesso de 2012, com exibição de uma Mostra Erótica, com destaque para filmes bem-humorados, como a série Teat Beat of Sex, da cineasta russa Signe Baumane.

Todo o festival é gratuito. Veja abaixo um pouco do trabalho de Mulloy:

Leia Mais
Animage anuncia programação completa com novo longa de Dash Shaw, o anime ON-GAKU e mostra de curtas