Premiado Regra 34 estreia nos cinemas brasileiros

Filme dirigido por Julia Murat e estrelado por Sol Miranda tem lançamento nacional nesta quinta-feira (19)

Sol Miranda vive a protagonista Simone. Foto: Amina Nogueira. (Divulgação).

Após rodar e ser premiado em festivais no Brasil e no mundo, o longa Regra 34, dirigido por Julia Murat, tem lançamento nacional nos cinemas nesta quinta-feira (19). O filme conta a história de Simone, vivida por Sol Miranda, uma jovem negra que acabou de ser aprovada na defensoria pública para trabalhar com casos de mulheres que sofreram abuso. Por outro lado, o fato de ter pago seus estudos fazendo performances on-line como camgirl e seus próprios interesses sexuais a levam a um mundo de violência e erotismo.  

O filme brasileiro levou no ano passado, o Leopardo de Ouro, prêmio máximo do Festival de Locarno, na Suíça; o prêmio de Melhor Direção de Ficção da Première Brasil, no Festival do Rio e o Prêmio Especial do Júri na 43ª edição do Festival do Novo Cinema Latino-Americano de Havana. Ainda recebeu, no Panorama Coisa de Cinema, a Menção Honrosa Longa e Prêmio Especial do Júri APC, e no Festival de Cinema Iberoamericano Huelva, na Espanha, o Prêmio AAMMA. 

A protagonista Sol Miranda foi honrada com o prêmio de Melhor atriz no Festival de Cinema Iberoamericano Huelva Espanha, o prêmio de Melhor Interpretação Festival Mix Brasil, além de uma menção especial no Festival des 3 Continents, realizado na França. 

“Os atores, todos, mas em especial Sol Miranda, trouxeram outras camadas, aprofundando os personagens. Trabalhar com uma equipe e elenco negros, tendo eles espaços criativos, não é apenas um projeto antirracista. É sobre construção de novas subjetividades e sobre profundidade narrativa”, evidenciou a diretora Julia Murat. 

“Julia não me escolheu porque eu sou negra. Mas porque reconhecia traços de Simone em mim. Mas isso só foi possível porque Gabriel Bortolini (diretor asssitente e responsável pelo casting), um homem negro, a fez refletir sobre Simone poder ser negra. Apesar do medo de ter uma atriz negra em um filme sobre sexualidade, eles toparam o risco. Isso é oportunidade. É o tipo de oportunidade que precisamos construir”, ressalta Sol Miranda. 

A distribuição de Regra 34 no Brasil é pela Imovision.

Confira o trailer:

Leia Mais
Maestro Francis Hime lança o disco Estuário das Canções, prestando homenagens e exaltando a natureza