Paul, Astrid e George, nas Ilhas Canárias, em 1963.

Ainda hoje vivendo em Hamburgo, de forma bastante reclusa, Astrid Kirchherr foi personagem importante na trajetória dos Beatles. Foi ela quem tirou as primeiras fotos da banda, ainda com a proto-formação, que não incluía Ringo Starr (entraria apenas em 1962). Namorada de Stuart Sutcliffe, quinto membro que abandonou o grupo para se dedicar às artes plásticas.

Leia Mais: Astrid Kirchherr
HQ conta a trágica história da fotógrafa com o quinto beatle Stuart

Em 1960, os Beatles viajaram para Hamburgo para tentar a sorte em bares locais. Muitos jovens – George Harrinson tinha 17 anos, John Lennon, 19 e Paul McCartney, 18, eles representavam uma geração inglesa centrada no rock’n roll que vinha dos EUA, entediada pela calmaria dos anos pós-guerra na Europa. Já Stuart Sutcliffe era um intelectual, ligado às artes, fã do expressionismo abstrato alemão e leitor de Sartre e Lucrécio.

Astrid apaixonou-se por esse quinto Beatle, que logo largou a banda para viver com ela em sua casa. Daí começou uma amizade com a banda que se estendeu mesmo após a morte de Stuart, por causa de uma súbita hemorragia cerebral, em abril de 1962. Suas primeiras fotografias dos Beatles ficaram famosas e ainda hoje são objeto de adoração dos fãs. Outra coisa importante creditado a ela foi o corte de cabelo estilo tijelinha, que imortalizou o quarteto no início da febre beatlemaníaca.

A primeira foto da banda foi feita em um parque de diversões abandonado, usando apenas luz natural.

Klaus Voorman, artista gráfico também retratado na HQ, foi o responsável por levar Astrid para o bar onde os Beatles tocavam. Ele também tornou-se amigo da banda, assinando a capa do LP Revolver e, mais tarde de diversos artistas, como os Bee Gees. A história de Astrid com o quinto Beatle já foi retratada nos cinemas, no longa Backbeat, de 1994. Em 1964, ela registrou a turnê A Hard’s Day Night, quando a banda já era um sucesso no mundo inteiro. Mas, desistiu da fotografia anos mais tarde, quando percebeu que todos a procuravam apenas por causa dos Beatles. Ela dedicou-se às artes plásticas depois, e acabou perdendo contato com os integrantes.

Veja mais fotos de Astrid.

Uma das primeiras fotos dos Beatles, ainda como um quinteto, em 1960, em Hamburgo (Fotos: Reprodução)
Astrid Kirchherr nos anos 1960
Lennon, com Stuart ao fundo
Lennon e Harrinson
Stuart, de óculos escuros, ao fundo
Stuart e Astrid
Paul McCartney e Astrid Kirchnner, nas Ilhas Canárias, em 1963 (Via LosPantones)
Paul, Astrid e George, nas Ilhas Canárias, em 1963.
Leia Mais
Cícero anuncia novo clipe e divulga primeira turnê nacional pós-pandemia