A Rádio Universitária de Recife lança , programa que faz um passeio pelo histórico acervo de vinis da Rádio, que conta com mais de 10 mil títulos. A estreia acontece neste sábado (16), às 19h, na 99.9 FM, com retransmissão pela Rádio Paulo Freire 820 AM.

O programa, produzido e apresentado pelos pesquisadores e colecionadores musicais Marco da Lata e Rodrigo Pires, resgata músicas já conhecidas pelo público, mas também raridades só encontradas na discoteca da emissora, que conta com mais de 10 mil títulos.

Marco da Lata e Rodrigo Pires são amantes da música analógica e do chiado de vinil. Juntos garimparam pérolas guardadas nos acervos da Universitária e construíram a viagem sonora que é Nagulha. Cada programa gira em torno de um tema que surge a partir das pesquisas dos produtores, variando desde gêneros musicais, como Forró e Jazz, a discos raros, como Esquadrão da Morte, de Zé Rodrix, um registro da trilha sonora do filme de mesmo nome, dirigido por Carlos Imperial nos anos 70.

A edição de estreia do programa resgata raridades da música brasileira cujas prensagens originais são disputadíssimas por colecionadores e DJs nacionais e de outros países. Destaque para a cantora e pianista carioca Cláudia, evidenciada para uma nova geração a partir do sample que Marcelo D2 fez de sua interpretação de “Deixa Eu Dizer”; para o disco SOS Band It, do maestro Orlando Silveira, conhecido por seus arranjos para artistas como Luiz Gonzaga e Elza Soares; e também para o pernambucano Di Melo e seu álbum homônimo de 1975.

O Nagulha também trará para o público raridades de outro importante acervo do Recife: o da . Através de um quadro dentro do programa, cada edição vai apresentar um tesouro da coleção daquela que foi, entre a década de 50 e meados dos anos 60, a maior produtora de discos em vinil do país. Para quem curte um som analógico não apenas no rádio, o programa está inspirando a discotecagem de Marco da Lata e Rodrigo Pires às quartas na Venda do Bom Jesus, no Recife e às sextas na Glück Bier, em Olinda. Um podcast mensal também está nos planos dos produtores.

O programa Nagulha pode ser sintonizado também pela internet, através do streaming www.ufpe.br/ntvru e aplicativo UFPE Play.

Sem mais artigos