O projeto Suporte, uma colaboração de 22 artistas visuais LGBTQI+ de diversas cidades do Brasil, lança esta semana uma estampa pensada para o mês do orgulho. A camiseta retrata um pouco da experiência de cada um durante a pandemia do COVID-19.

A camiseta será vendida durante o mês do orgulho e renda revertida para entidades que apoiam a causa , entre elas a Casa Chama e o Instituto Transviver. As vendas têm um tempo limitado de apenas dez dias, entre 17 e 26 de junho.

Leia mais
Um olhar sobre a produção LGBTI+ nos quadrinhos

Em todo o mundo, a população LGBTQI+, principalmente a parcela trans, é uma das mais afetadas pela pandemia do COVID-19, desde taxas de desemprego à violência doméstica. Medidas são tomadas pelos governos e iniciativas sociais para reparar os danos causados pelo distanciamento social e aumentar a proteção a pessoas em situação de maior vulnerabilidade. No país, 90% da população trans e travesti trabalha no mercado informal (ANTRA) e está impossibilitada de exercer suas funções.

Foi a partir desses fatos que um grupo de amigues de diversas experiências profissionais percebeu que poderiam externar suas inquietações através de criatividade e coletividade para ajudar a diminuir o impacto negativo na comunidade. “Durante dois meses, nos reunimos quase que diariamente, para a concepção, criação e desenvolvimento do projeto. Feito com muito carinho e atenção. Além de ser um produto visualmente muito interessante, pois reúne artistas incríveis dos mais variados pontos de vista e estéticas, todos em uma só arte, e o mais importante, todos em prol de uma causa e passando variadas mensagens de conforto”, comenta Marcela Nunes, uma das pessoas que colaborou na criação do projeto.

Cada camiseta será comercializada por R$100 e o link para a loja virtual está na bio do Instagram (@suporte.suporte), que também é o principal canal de comunicação da iniciativa. De toda renda arrecadada, serão descontados apenas os custos de produção e o restante do valor será destinado às doações. O projeto disponibilizará o acesso ao acompanhamento dos números da campanha para todes através de uma ferramenta online.

Veja a lista de artistas que colaboraram com a estampa:

Alexandre Lindenberg (@estudiomargem)
Ana Flávia (@affnana)
Andy Reis (@unicorniante)
Edu Reis (@edureissss)
Furmiga (@furmig)
Gabe Paraíso (@gabeparaiso)
Giorgia Narciso (@giorgianarciso)
Herbert Loureiro (@herbbbbie)
Inf3rnin (@inf3rnin)
Ivo Cabo (@invocad0)
Lomomolo (@lomomolomomolo)
Luccas Morais (@ladyetal)
Magris (@mmagris)
Mario Bros (@omariobros_)
Natan (@sad.natan)
Sofia Carvalho (@sofiacrvo)
Uare (@erremays)
Velicastelo (@velicastelo)
Yazzion (@yazzion.co)

Leia Mais
Jónsi e Robyn celebram a “dor escandinava” na dançante “Salt Licorice”