O uruguaio Troche. (Foto: Divulgação/Manuel Gutiérrez Arana).
O uruguaio Troche. (Foto: Divulgação/Manuel Gutiérrez Arana).
O uruguaio Troche. (Foto: Divulgação/Manuel Gutiérrez Arana).

O quadrinista uruguaio Gervasio Troche vem ao Recife esta semana lançar seu livro, Desenhos Invisíveis, que sai pela editora Lote 42. Ele participa do projeto de artes integradas do Coletivo Sexto Andar, ExcentriCidades, no 6º andar do Edf. Pernambuco, no Centro do Recife.

Leia Mais
Gustavo Troche inicia turnê pelo Brasil

Após passar por sete cidades no Brasil, o artista chega ao Recife para lançar a sua coletânea, Desenhos Invisíveis, que acontece na quinta-feira (2) no projeto ExcentriCidades. A entrada é gratuita. Além disso ele faz um workshop na sexta-feira (3), que será realizado também no Coletivo Sexto Andar. As inscrições custam R$50 e podem ser feitas através do email coletivosextoandar@gmail.com.

A vinda de Troche foi viabilizada graças a uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse e, em 45 dias, mais de 300 apoiadores contribuíram com cerca de R$ 18 mil para bancar os custos de eventos em quatro cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife. Ao longo da campanha, surgiram convites de diferentes instituições para participar em mais quatro cidades (Contagem, Belo Horizonte, São Carlos e Santos).

Troche nasceu em Buenos Aires, em 1976, durante o exílio dos seus pais uruguaios na Argentina. Passou sua infância na França e no México, até que em 1985 se mudou definitivamente para o Uruguai, onde se nacionalizou. Ele ficou famoso por seus quadrinhos sem texto, que expressam questões cotidianas e também filosóficas. Sem essa barreira do idioma e com sua presença online, ele ganhou seguidores em diversos países.

Além do lançamento do livro, marcado para as 19h, a noite conta ainda com uma apresentação de Ângelo Souza, também conhecido como Graxa, figura atuante na cena lo­fi do Recife, que se apresenta por volta das 20h. O VJ Kooblitz e o DJ Evandro Q? (do IRAQ) irão intercalar suas projeções e músicas durante as atrações do evento.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
Leia Mais
Bienal de Quadrinhos promove HQs brasileiras em festival no Peru