O Coletivo Buriti, da cidade de Parintins – interior do Amazonas – reuniu o desenhista Levi Gama, a roteirista e a colorista pra criarem o Mural Boriwi – O Mundo dos Falecidos. O Mural é uma pequena homenagem aos grandes líderes indígenas que faleceram pela covid-19.

A obra relata a força e a representatividade dessas lideranças que se foram mas deixaram um grande legado sobre seu povo. A intenção da arte é sobretudo aproximar o povo Parintinense de sua própria identidade indígena e reconhecer nos povos indígenas sua identidade cultural.

HQ amazonense O Livro do Rio: Iguaraguá une fábula ecológica e imaginário do Norte

Está em pré-venda no Catarse a HQ O Livro do Rio: Iguaraguá, que traz uma fábula ecológica cuja proposta é chamar atenção para a preservação do peixe-boi. Os autores Jan Santos e Yan Bentes colocaram o animal no centro de uma narrativa mítica. A trama mostra o pequeno Ayu, um jovem ribeirinho que se depara com forças ancestrais que habitam os rios da Amazônia. Pelo teaser e primeiras páginas divulgadas, o trabalho traz uma abordagem original – e pouco explorada […]

Read more

O mural pode ser visto na escola Dom Gino Malvestio, na cidade de Parintins, que emprestou seus muros para a exaltação desses líderes.

leia mais:

Leia Mais
Entrevista com Marina Sena, que lança disco de estreia: “meu som é o Brasil moderno, Brasil pra exportação”