O novo autor David na pressão. (Divulgação).
Cena da adaptação americana de Millenium, com Rooney Mara e Daniel Craig. (Divulgação).
Cena da adaptação americana de Millenium, com Rooney Mara e Daniel Craig. (Divulgação).

O quarto livro da série Millenium, The Girl In The Spider’s Web, teve a capa e detalhes divulgados. Desta vez um outro autor continuará a história da hacker Lisbeth Salander e o jornalista Mikael Blomkvist. O autor sueco Stieg Larsson, morto em 2004 aos 50 anos, planejava escrever mais outros sete volumes. Agora coube a David Lagercrantz assumir a história.

No Brasil, o livro sairá em outubro pela Companhia das Letras, que ainda não confirmou o título oficial em português. O lançamento mundial será em agosto, em 35 países.

A decisão de continuar a série sem o autor original causou polêmica desde que foi anunciado em 2013. A editora Nordstedts, que lançou a série originalmente, diz que responde a uma demanda dos fãs de Larsson. Já a viúva do autor, Eva Gabrielsson, é contra.

A capa do novo livro. (Divulgação).
A capa do novo livro. (Divulgação).

Eva não foi casada oficialmente com Larson e por isso não possui nenhum direito sobre as obras. No entanto, ela diz que possui um rascunho do autor com a continuação de Millenium. Segundo ela, a história de Lisbeth não deveria continuar com nenhum autor.

A série foi um dos maiores fenômenos editoriais do mundo, com mais de 80 milhões de exemplares vendidos. Teve duas adaptações para o cinema. O primeiro, com as três partes, foi dirigida pelos suecos Niels Arden Oplev e Daniel Alfredson, em 2009. Lisbeth foi interpretada por Noomi Rapace. Em 2011 David Fincher dirigiu a primeira parte, com Rooney Mara e Daniel Craig. No entanto, a continuação nunca foi filmada.

O novo autor David na pressão. (Divulgação).
O novo autor David Lagercrantz na pressão. (Divulgação).

Veja o trailer das duas versões para o cinema:

Leia Mais
Série adaptada de Torto Arado terá três temporadas na HBO Max