Sobre nós

POP UPS institucional
Artes de Rogi Silva.

Quem somos

A Revista O Grito! é um publicação jornalística online independente que cobre os mais diversos assuntos da arte e cultura. Nossa proposta editorial tem como foco discutir assuntos importantes da sociedade a partir da produção artística e cultural. 

Abordamos os diversos assuntos da arte e cultura pop como quadrinhos, música, cinema, literatura, artes visuais, moda e teatro/dança. Temos atualização diária com notícias, resenhas/críticas, entrevistas e reportagens especiais.

A Revista O Grito! é gerenciada pela O Grito! Editora, empresa que mantém outros projetos editoriais ligados à cultura e que publica livros impressos com foco nas histórias em quadrinhos. O site da Revista O Grito! funciona como um hub de projetos da empresa e, a partir dele, desenvolvemos e damos visibilidade a outros produtos e iniciativas.

Nosso público é formado por jovens e adultos ávidos por novidades, que gosta de consumir diferentes produtos da cultura pop e do entretenimento. São consumidores que querem ir além e discutir temas relevantes de séries, filmes, discos, livros, exposições. É também um público que curte se divertir, conhecer a cena cultural e noturna e está sempre atento às tendências. 

quem somos

Jornalismo cultural, arte e cultura pop

Nossa cobertura é comprometida em dar visibilidade à cena independente e autoral, em especial destaque para os artistas nordestinos e pernambucanos. Acreditamos no fortalecimento do jornalismo cultural de qualidade como forma de amplificar vozes, aprofundar questões importantes e trazer novos olhares de diferentes origens.

Nossa diretriz editorial se apoia na defesa dos direitos humanos, na defesa da cultura como eixo relevante da sociedade, na importância do acesso facilitado aos bens culturais, na importância da arte como formadora do imaginário social. Fazemos um jornalismo que incentiva a pluralidade de vozes. Temos posicionamento e fazemos questão de apresentá-los, seja através de críticas/artigos ou em editoriais.

A Revista O Grito! assume um compromisso com a descentralização da cobertura cultural, com destaque para pautas que destaquem a produção pernambucana e nordestina. No entanto, acreditamos em um jornalismo global, que possa abordar assuntos de qualquer espaço ou território, porém com um olhar local.

nossa missao

Um jornalismo cultural que fala sobre tudo

Fazemos um jornalismo cultural que fala sobre todos os assuntos, que quer ir além do puro entretenimento. Diversão, cultura, arte, ideias, celebração, contestação, tudo está interligado no mundo de hoje e queremos desbravar tudo isso. Acreditamos em um jornalismo cultural plural e diverso, que acredita na democratização da informação.

Mantemos atenção aos debates políticos no Brasil, com especial atenção ao que acontece no Recife, em Pernambuco e no Nordeste. Nosso interesse é buscar a interseção entre a produção artística, cultura e assuntos de interesse público.

Entre os assuntos que abordamos estão questões LGBTQIA+, ativismo, feminismo, luta antiracista, latinidades, arte de povos indígenas, ocupações, movimentos periféricos, urbanidade, entre outros.

Nossa missão

Criar produtos editoriais que promovam a arte e cultura independente com espírito crítico e consciência social.

Nossa Visão

Ser um dos principais veículos sobre arte e cultura do Brasil, com um conteúdo que destaque  a cena cultural independente de Pernambuco e do Brasil.


História

A Revista O Grito! foi fundada em 2012 no Recife com o intuito de cobrir a cena cultural independente e a cultura pop. A atual encarnação de nosso veículo tem como proposta ser um veículo de atualização diária, com diferentes formatos, como notícias, reportagens, entrevistas, críticas, coberturas e análises.

Ao longo de nossa trajetória fizemos diferentes coberturas especiais, publicamos reportagens com impacto na vida cultural local, demos visibilidade a diferentes expressões culturais emergentes e destacamos novidades da cena alternativa. Também estreitamos nossos laços com a cena cultural, sobretudo pernambucana e nordestina, sendo hoje um dos principais veículos independentes sobre arte e cultura.

Alguns marcos importantes de nossa história.

2022

Lançamento do projeto HQ de Fato

Uma seção inteiramente dedicada ao jornalismo em quadrinhos.

Indicação ao HQ Mix

A revista Plaf foi indicada ao maior prêmio do mercado editorial de quadrinhos na categoria Projeto Editorial.

Participação no Festival 3i

Fizemos parte da curadoria do Festival 3i Nordeste, que aconteceu na Universidade Católica de PE discutindo inovação e jornalismo cultural, entre outros assuntos.

Plaf Apresenta

Lançamento da antologia impressa de quadrinhos, com foco em artistas estreantes.

2021

AJOR

A revista passa a fazer parte da AJOR – Associação de Jornalismo Digital, importante organização que busca fortalecer iniciativas do jornalismo digital brasileiro.

Eu Curto, Tu Curtes, Ele, O Curta

Lançamento do único podcast especializado em curtas-metragens.

2020

HQ Gemini vira exposição interativa

Fruto de uma residência artística em parceria com o Consulado da França no Recife, a exposição estreou em Nantes e no Recife, no Porto Digital. Trouxe vídeos, projeções interativas e ilustrações.

2019

Residência Artística de Quadrinhos na França

Projeto em parceria com o Consulado da França no Recife levou o quadrinista Rogi Silva até Nantes, onde criou, ao lado de Clémence Bourdaud a HQ online Gemini.

Curta Kibe Lanches

O curta Kibe Lanches resgatou a memória da cena noturna LGBTQIA+ no Recife e rodou diferentes festivais de cinema.

2018

O Grito! tem estande na Feira No Ar

A revista montou um estande durante o No Ar Coquetel Molotov daquele ano. O site ainda figurou como “Mídia Oficial” do festival, uma parceria que se estenderia pelos anos seguintes.

O Grito! Subúrbia

Estreia de projeto de jornalismo cultural nas periferias, com oficinas de texto, vídeo e uso de ferramentas digitais.

2017

Lançamento da Plaf

Revista brasileira impressa sobre histórias em quadrinhos.

Lançamento de novo logo e identidade visual

Estreia do novo projeto gráfico assinado por Felipe Dário, com o contraste entre o monocromático e a cor rosa, que dura até hoje.

2016

O Grito! FM

Estreia do programa O Grito! FM, na Rádio Universitária FM, do Recife. A transmissão trazia toda semana convidados da cena cultural e debates sobre variados assuntos. Durou quatro temporadas.

A era blog

A Revista O Grito! teve ainda uma encarnação anterior, ainda no formato blog, que nasceu como um projeto acadêmico (na Universidade Católica de Pernambuco) e que foi evoluindo para uma fase mais profissional, com projeto gráfico e editorial mais estruturado. Entre 2011 e 2013, O Grito! fez parte da rede de blogs do Portal MTV (na época ligado ao Grupo Abril). Entre 2013 a 2016 o site esteve abrigado no NE10, do Sistema Jornal do Commercio, ligado ao Portal UOL.

Direto ao ponto

Para anunciar ou propor projetos comerciais: contato@revistaogrito.com e alexandrefigueiroa@revistaogrito.com.

Sugestões de pautas: contato@revistaogrito.com.

Informações para parceiros e anunciantes.

Sobre a revista.

Expediente