Não há dúvidas de que as radionovelas foram um fenômeno indiscutível na era de ouro do rádio no Brasil. Mas se engana quem pensa que as narrativas em áudio ficaram lá no passado. A popularização dos podcasts nas plataformas digitais coloca a dramaturgia feita para ouvir em franca expansão, conquistando cada vez mais fãs.

O principal responsável por esse retorno é o podcast de storytelling que, assim como era nas rádios, aposta em narrativas dramatizadas e efeitos sonoros. Tudo isso com um ingrediente bem conhecido dos tempos atuais, com o formato on demand, que permite ao usuário escutar o conteúdo onde e quando quiser. 

Projeto transmídia experimental de radionovela, AudioFicção é um podcast que narra crônicas da vida cotidiana de moradores da Região Metropolitana de Recife. Na medida que esses enredos são contados, o ouvinte é submergido nas narrativas através de uma ambientação sonora e guiados pela interpretação oral do ator Junior Foster e da atriz e radialista Natali Assunção, que interpretam os personagens presentes nesses contos. Apesar de ficcionais, essas histórias são construídas a partir de relatos de pessoas reais que compartilharam suas memórias, servindo de base para a concepção cênica e os roteiros dos episódios.


A primeira temporada da série é composta de três episódios, buscando trabalhar com as lembranças das entrevistadas, que habitam diferentes lugares do Grande Recife. Elas partem de diferentes realidades sociais, de uma memória individual, que também se torna coletiva por ser o ponto de encontro, a culminância, um acontecimento, realidade ou momento histórico que marcou uma geração que ocupou aquele lugar, principalmente, no que tange à resistência das comunidades periféricas frente às opressões impostas, historicamente, em nossa sociedade e os padrões de vida capitalistas que fazem parte do nosso cotidiano e que fomentam exaustivas jornadas de trabalho.


As ambiências sonoras dos episódios foram construídas pelos produtores musicais Guilherme Assis e Anderson Moura. A pesquisa, entrevistas e roteiros foram realizadas pela roteirista e pesquisadora Natália Araújo, o pesquisador e artista gráfico Chagas Lima, o realizador Pedro Ferreira e o roteirista e ator Thiago das Mercês, sendo os dois últimos responsáveis pela direção compartilhada dos três episódios. A produção executiva é de Jessica Otaviano, com assessoria da LC Consultoria. Design construído por DeLourenço, e as 3 capas originais realizadas por Chagas Lima em parceria com Thiago das Mercês.

O ator Junior Foster dá vida e voz aos personagens do podcast “AudioFicção” (Foto: Divulgação)


AudioFicção é um desdobramento do projeto narrativo-experimental intitulado Jocasta, pesquisa pessoal de Mercês, que compõe um universo ficcional compartilhado, brincando com os conceitos de memória e de construção de personagem, explorando diferentes suportes e produtos culturais em sua realização. Pode ser encontrado no instagram, onde podem ser encontradas também curiosidades sobre a construção e gravação dos episódios. Tendo sua primeira temporada composta pelos episódios “Central de Controle”, “Missa da Resistência” e “Maré de Agosto“, incentivada pelo Edital de Criação, Fruição e Difusão LAB PE, e disponível no Anchor.FM, podendo ser ouvido de maneira gratuita em diferentes plataformas de áudio no Spotify.

Leia Mais
Rock In Rio confirma presença de Dua Lipa no Palco Mundo