Foto: Amelia Couto/Divulgação.

Foto: Amelia Couto/Divulgação.

Um dos artistas brasileiros mais inventivos de sua geração, revela seu processo de criação com o lançamento de seu caderno de esboços em formato de livro de luxo. Esboços/Scketches traz imagens que retratam a gênese de sua criação, compreendendo uma produção de 1980 a 2015.

O livro está sendo lançado nessa quarta (9) na Arte Plural Galeria, mas estará à venda no local a partir de amanhã. Esboços/Scketches é composto por um fac-símile do livro de esboços que o artista utiliza há 35 anos, além de um texto de apresentação da jornalista e crítica de arte Olívia Mindêlo.

Córdula iniciou seu caderno de esboços em 1980, quando o autor tinha seu ateliê no Núcleo de Arte Contemporânea da UFPB e contém os projetos originais de suas obras desenhados em papel milimetrado.

Observando seu conteúdo nos últimos anos, Raul percebeu que além de seu caráter didático, esse arquivo físico havia se transformado em um “Livro de Artista”, categoria da arte contemporânea onde o livro é o suporte da obra em vez da obra ser o conteúdo do livro.

Leia Mais: Raul Córdula e a história dos artistas de Olinda

Para Córdula, esse livro de esboços serve para aproximar seu trabalho a um maior número de pessoas. Ele espera esclarecer alguns de seus processos e desenvolvimentos de sua produção. “Com a precariedade do sistema educacional que não prepara o alunado para a compreensão das artes visuais, pensei em publicar este livro com a ideia de esclarecer os processos e os desenvolvimentos de minha arte que considero de difícil compreensão para o público das artes visuais que em nossa região é conservador”, escreveu, por e-mail.

cordula

A arte, para Córdula, existe para compor um entendimento, um sentido. “Na verdade toda arte existe para ser compreendida precisa ser explicada, não concordo com a ideia de que arte é para ser, simplesmente, sentida, este conceito é acadêmico, ou melhor, é fruto do pensamento das arcaicas escolas de belas artes. Ademais não se gosta do que não se compreende”, disse. “Mostrando a origem de minhas pinturas posso colocar questões como o conteúdo da arte geométrica que erradamente é confundida com arte decorativa, uma função menor da obra de arte.”

https://www.youtube.com/watch?v=TLm7aaOnuqU

Esboços/Scketches é uma produção do Instituto Cultural Raul Córdula e será vendida por R$ 80. Arte Plural Galeria fica na Rua da Moeda, Recife Antigo. O lançamento será às 19h.

cordula4

cordula3

Sem mais artigos