Atenta à cultura pop e às artes em geral, a Revista O Grito! lança na próxima quinta-feira (12) Eu curto, tu curtes, ele, o curta, podcast quinzenal com informações e curiosidades sobre o curta-metragem. A proposta é difundir produções nesse formato e criar novas plateias para um dos mais interessantes espaços da cinematografia.

O podcast estará disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e Anchor.

Karine Teles, de Bacurau e Manhãs de Setembro fala sobre carreira, pandemia e o desmonte no audiovisual: “somos demonizados como vilões”

“O Brasil está num momento em que a Dona Bárbara mandou tirar a água da piscina. Ela está tentando impedir uma transformação que não vai conseguir impedir. E Dona Bárbara não vai ganhar não!”, brada Karine Teles, que expôs alguns pontos de vista do que está acontecendo no plano político, econômico e social no país.  Ela interpretou a patroa do filme Que horas ela volta?, de 2015, com Regina Casé. O longa, que foi dirigido por Anna Muylaert, ganhou diversos […]

Read more

Formato que pode promover reflexão sobre a sociedade e os temas ao redor dela, o curta-metragem é um filme de pouca duração. É comum que um curta tenha diferentes durações de acordo com seu país de origem. No Brasil, por exemplo, existe a Lei do Curta, que estima um tempo de até 15 minutos para esse tipo de filme. Essas produções costumam ser exibidas em festivais, tanto locais como internacionais e, normalmente, são realizadas por cineastas independentes. 

Disponíveis nos aplicativos, os episódios inéditos do novo podcast irão ao ar quinzenalmente às quintas-feiras, mediados pelos jornalistas Alexandre Figueirôa e Túlio Vasconcelos, com edição de áudio de Jonatan Oliveira. “O podcast visa discutir e divulgar esse formato de filme, incentivando o público a assisti-lo, dando visibilidade para os diversos gêneros”, explica Vasconcelos.

A excelente atriz Nash Laila é a mãe de família em “O Delírio é a Redenção dos Aflitos” (Foto: Divulgação)

A cada episódio, convidados comentam assuntos ligados à produção de curta-metragem. O episódio de estreia é sobre os curtas O Delírio é e Redenção dos Aflitos e Na Sua Companhia. O primeiro é dirigido pelo realizador pernambucano Fellipe Fernandes, que participou com seu filme da Semana da Crítica, mostra paralela do Festival de Cannes, em 2016. O segundo é uma obra dirigida pelo diretor mineiro, radicado em São Paulo, Marcelo Caetano. Lançado em 2011, o filme ganhou diversos prêmios no Brasil e no mundo. O episódio conta ainda com participação do crítico de cinema e vice-presidente da Abraccine Luiz Joaquim, que faz uma análise da produção de curtas brasileiros nos dias atuais.

“Guaxuma” está na primeira temporada do novo podcast do Grito! (Foto: Divulgação)

Entre os próximos programas do podcast, estão episódios com Júlia Katharine, a primeira trans a dirigir um filme em circuito comercial no Brasil; com a realizadora Nara Normande e sua animação Guaxuma; Chico Lacerda, do coletivo independente Surto & Deslumbramento, com o filme Virgindade; além da presença da professora e pesquisadora Ângela Prysthon, e do pesquisador Cláudio Bezerra, que se dedica a projetos paralelos de pesquisa e produção de documentários. “Com esse podcast, pretendemos apresentar a riqueza e diversidade do curta-metragem e debater aspectos formais e de conteúdo dessas realizações”, diz Figueirôa.

leia mais:

Leia Mais
Radionovela em formato de podcast, ‘AudioFicção’ narra crônicas do Grande Recife