O roteiro original do primeiro longa de ficção do cineasta pernambucano Camilo Cavalcante, A História da Eternidade, será publicado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). O filme, lançado em 2014, recebeu 27 prêmios em festivais no Brasil e no exterior. 

O lançamento acontece no dia 27 de março, às 19h, no Armazém do Campo, bairro de Santo Antônio. Durante o evento haverá um bate-papo entre o diretor e alguns atores que participaram da película.

Filmado em 2012 em Santa Fé, Distrito de Pau Ferro, Sertão de Pernambuco, o filme conta a história de três mulheres: a adolescente Alfonsina (interpretada por Débora Ingrid) cujo maior desejo é conhecer o mar; Querência, de 40 anos (vivida por Marcélia Cartaxo), que enterra o filho e o amor, logo na primeira cena; e a idosa Das Dores (Zezita Matos) que reprime a sexualidade com devoção cristã.

“Este filme se propõe a ser um exercício de delicadeza, a usar do cinema como um instrumento latente de poesia, com todas as implicações dessa palavra no sentido libertador, de subversão da realidade, de inconformismo com a estreita sociedade que nos cerca”, diz Camilo Cavalcante, sobre a obra, por e-mail.

Além do roteiro original do longa, o livro traz ainda imagens de bastidores da gravação e artigos assinados por Artur Xexéo, João de Mancelos, Ana Catarina Pereira e Paulo Cunha. A edição tem 218 páginas e custa R$ 30.

Leia Mais
Kléber Mendonça Filho será jurado no Festival de Berlim