Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O longa Rouge Parole, de Elyes Baccar, feito na Tunísia em 2011 vai abrir a Mostra de Documentários África Hoje, que começa dia 26 de novembro em Salvador e vai até 1º de dezembro. O filme é muito pouco conhecido no Brasil, mas é um dos relatos mais importantes sobre a Revolução Tunisiana e mostra as bases do que seria a Primavera Árabe que varreu o Oriente Médio recentemente.

A revolução árabe apareceu em um país em que ninguém esperava. Aparentemente calmo e estável, sem muitos conflitos. No entanto, muitos tunisianos decidiram não mais fazer vista grossa para a corrupção do regime e foram às pedir mais transparência e fim do regime, acusado de cometer crueldades e usar os recursos do país de forma depravada. Pronto, estava acesa a chama que incendiou toda a região.

O filme vai até 2011 na Tunísia para investigar as razões para a explosão da revolução, que aconteceu em dezembro daquele ano. É um dos documentários mais impactantes dos últimos anos. O África Hoje acontece na Caixa Cultural Salvado e tem entrada gratuita.

rouge

Leia Mais
Eu Curto, Tu Curtes, Ele, o Curta: a importância da crítica de cinema