O Satanique Samba Trio lança no Bandcamp o disco Instant Karma, lançado originalmente como um álbum musical nativo nos Stories do Instagram, em fevereiro deste ano. Agora, a obra conceitual e experimental, a primeira deste tipo no mundo, poderá ser ouvida sem necessidade de conta no Instagram.

Aproveitando-se dos limites do aplicativo – em que cada postagem dura no máximo 15 segundos e fica no ar por apenas 24 horas – o quinteto (o Satanique não é um trio de verdade, obviamente) apresentou ao público uma coleção de 28 peças curtíssimas feitas para existirem brevemente e sucumbirem no vácuo,. A ideia segundo a banda foi propor “um experimento de vivência líquida dedicado à impermanência das coisas no século XXI”.

O experimento, no entanto, deu errado. Alguns usuários baixaram algumas faixas e passaram a vendê-la em sites de download ilegal. Então, uma vez que a proposta do “álbum líquido” foi perdida, o grupo se uniu ao selo Rebel UP para um consumo permanente do produto.

São 28 bagatelas de desconstrução da MPB, cada uma representando um ritmo tradicional reconfigurado – da bossa-nova ao cavalo marinho, do samba enredo ao cacuriá, da ciranda à marchinha -todas gravadas ao celular.

Leia Mais
Contágio Social: E-book gratuito faz análise da crise do coronavírus