Série em áudio do coletivo Rango de Classe narra uma ficção na favela e discute sobre a fome

Em formato podcast, produção está disponível no Youtube e no Spotify

Coletivo Rango de Classe. (Divulgação).

O coletivo Rango de Classe lançou a série Fome Fala, disponível no Youtube e no Spotify. Em formato de podcast, a produção ambienta sua trama numa favela fictícia, versando sobre uma realidade brasileira, a fome, vista sob um amplo sentido: a fome de sonhos, de futuro, de relações, de saúde.

A quebrada da série é povoada por deuses, onde dois parceiros, separados pela vida, buscam uma forma não convencional de voltarem a se encontrar. Os personagens relacionam-se entre o mundo real e o imaginário a partir de seus estômagos, que passam a funcionar como um portal no momento em que vão dormir. 

“Parafraseando Mano Brown: cada favelado é um Universo em crise. E em nossos universos, a fome fala. Como seres humanos que pensam, sentem, andam, têm suas necessidades físicas e espirituais e muitas outras coisas, a fome que nos bate não precisa ser literal. Podemos sentir fome de um bom rango, mas também de afeto, de presença, de liberdade, etc”, comentou Nayê Ribeiro, comunicador e membro do coletivo. 

Os capítulos ganham os títulos em referência ao grupo de rap Racionais MC’s. “Os Racionais MC’s tem um contexto social importante no Brasil para a periferia e os jovens negros. É uma grande referência, que formou parte do pensamento crítico não só do pessoal do coletivo como também de toda uma geração, de suas consciências racial e social, de seus estilos. Há uma máxima popular por aí que diz que, para toda situação da vida, existe uma frase deles que contextualiza o momento, e eu concordo”, refletiu D’Ogum, um dos roteiristas da série.

Roteirizada e dirigida por Lincoln Péricles, Ronaldo Dimer e D’Ogum, Fome Fala é contada pelos atores Jonnas Rosa e Adriano Araújo que assumem respectivamente os personagens Mano Tangente e Mano Tagarela. Captação, edição e mixagem do programa são do engenheiro de som Caue Gas. A série conta com que conta com narração de Leticia Maria, cantora e multiartista, e participação especial de Francineide Bandeira, produtora executiva do Rango de Classe.

Confira um dos episódios:

Leia Mais
Janeiro de Grandes Espetáculos altera e estica programação até o dia 5 de fevereiro