A rede de quadrinhos digitais Social Comics lança série de mini documentários sobre quadrinhos brasileiros. O episódio piloto será divulgado neste sábado (30/01), Dia do Quadrinho Nacional, no canal do YouTube e Facebook do Social Comics.

Entre os mais de 20 nomes que participam da série estão Mauricio de Sousa, Jal, Vitor Cafaggi, Franco de Rosa, Cris Peter, Alexandre de Maio, Carlos Ruas, Lilian Mitsunaga e vários outros;

Artistas de todas as regiões do Brasil deram depoimentos para o mini documentário. Entre os assuntos comentados estão a história dos quadrinhos no país, memória afetiva, o início da carreira, os cenários independente e digital, o viés social e as etapas de produção de uma HQ.

Nomes de várias gerações fazem parte do projeto, como Mauricio de Sousa, José Alberto Lovetro (Jal), Franco de Rosa, Lilian Mitsunaga, Alexandre de Maio, Carlos Ruas, Vitor Cafaggi, Camilo Solano, Guilherme de Sousa, Cris Peter e o estreante Cacá Gontijo, de 12 anos, que está em processo de escrita de seu primeiro quadrinho, em parceria com a Eleven Dragons.

Sâmela Hidalgo, idealizadora do projeto Norte em Quadrinhos, e Jonatas Varela, do Prateleira de Quadrinhos, também foram entrevistados. A primeira iniciativa tem como objetivo dar visibilidade aos quadrinistas da região Norte e ser uma ponte entre eles, editoras e leitores. Já a outra amplia o acesso da periferia de São Paulo à cultura, levando a nona arte para a população da Zona Leste por meio de uma kombi apelidada de Kuandrombi. Além disso, no fanzine Xablau, publicado desde 2016, a causa dá espaço para que os participantes das ações possam publicar suas HQS e desenhos.

Leia Mais
UANA entrega looks e coreôs incríveis no clipe de “Pirraça”