Foto: Divulgação/Facebook.
Foto: Divulgação/Facebook.

O escritor britânico Terry Pratchett morreu nesta quinta (12), aos 66 anos, após anos de luta contra o Mal de Alzheimer. Ele foi autor de mais de 70 livros e é mais conhecido pelos seus trabalhos de fantasia.

“O mundo perdeu uma das suas mentes mais brilhantes”, disse à BBC Larry Finlay, a editora da Transworld Publishers, que publicava os livros de Pratchett no Reino-Unido. Segundo a família, Pratchett morreu em casa ao lado de sua família.

Por causa do Alzheimer e perda de capacidades motoras, seus livros recentes estavam sendo ditados. Os livros do autor venderam mais de 85 milhões de cópias em todo o mundo e foram traduzidos para mais de 30 idiomas.

A sua série de literatura fantástica, Discworld, fez sua fama no mundo literário e influenciou diversos nomes como Neil Gaiman, autor de Sandman. O primeiro livro de Pratchett foi Carpet People, de 1971. Mas foi Discworld – A Cor da Magia, de 1983 que fez ele explodir e ganhar fãs em todo o mundo. Foram mais de 40 livros da série, o que acabou servindo de base para games, RPG e HQs.

Aqui no Brasil os livros do autor foram publicados pela editora Conrad e atualmente pela Bertrand Brasil. O mais recente foi Pequenos Deuses, em 2014.

Leia Mais
Série adaptada de Torto Arado terá três temporadas na HBO Max