Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Na sua busca por inovação no modo de distribuição de música, Thom Yorke, do Radiohead, parece ter acertado mais uma vez. O seu novo disco solo, Tomorrow’s Modern Boxes já rendeu mais de dois milhões de dólares em dois dias de lançado.

O álbum foi disponibilizado pela plataforma de torrents BitTorrent. Segundo dados divulgados pelo site, foram mais de 340 mil downloads nas primeiras 72 horas. Lançado na última sexta (28), o disco teve produção de Nigel Godrich e veio com um manifesto que reforçava o interesse de Yorke e Godrich em buscar formas mais atrativas de lançar novas músicas.

Segundo eles, o torrent permite estreitar relações entre consumidor e artista, pois elimina filtros de um grande distribuidor. Segundo eles, o BitTorrent permite um maior controle da venda do álbum e dá ao consumidor maior liberdade em relação aos arquivos adquiridos. O download do álbum completo custa 6 dólares. Isso rende a Yorke cerca de 2 milhões de dólares apenas com essa venda direta.

Também é possível comprar a versão física, que consiste em um vinil branco com um livro, que sai por 30 libras. “Se [o sistema de torrent] funcionar bem, pode ser uma maneira efetiva de devolver o controle do comércio na internet para as pessoas que criam”, disse Yorke. Ouça e baixe a primeira faixa, “A Brain In A Bottle”.

Leia Mais
Mônica Casagrande lança o single “Saffuando” sobre a ressignificação do amor