Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

O músico Thom Yorke anunciou o seu novo disco, Tomorrow Modern Boxes. O trabalho vai ser distribuído através do serviço de torrents BitTorrents. A primeira faixa foi disponibilizada para download.

Em uma carta assinada ao lado do produtor do Radiohead Nigel Godrich, Yorke disse que o disco será um experimento para ver a repercussão das pessoas com o BitTorrents. “Se der certo isso pode ser uma maneira efetiva de trazer algum controle do comércio eletrônico de volta para as pessoas que criaram o trabalho”, diz o texto. “Se isso funcionar, qualquer um poderá fazer exatamente o que fizemos. O mecanismo de torrent não exige nenhum servidor para upload nem custos de armazenamento ou tolices na nuvem. É uma loja independente incorporável”.

Os arquivos Torrent possuem uma espécie de “parede de pagamentos”. Quem quiser baixar a primeira faixa, “A Brain In A Bottle” junto com o videoclipe poderá fazê-lo de graça. Para fazer o download completo, o custo é de 6 dólares. Já quem desejar a versão tradicional física pode comprar o vinil de luxo branco que vem em uma bolsa anti-estática branca.

No início dessa semana, Nigel e Thom Yorke divulgaram uma foto misteriosa de um vinil branco. Muitas pessoas pensaram se tratar de um novo álbum do Radiohead, sucessor de King Of Limbs, de 2011. Tudo errado.

Inovar/distribuir

Esta não é a primeira vez que membros do Radiohead inovam na forma de distribuir seus trabalhos. Em 2007, o álbum In Rainbows foi vendido no formato “pague quanto quiser”. Os fãs puderam baixar o álbum dizendo a quantia exata que queria dispor – incluindo nada.

Em 2011, o Radiohead anunciou o disco The King Of Limbs como um “jornal”.

Outros músicos já lançaram músicas através de torrents, como o Hundred Waters e o Aphex Twin.

Foto via BBC
Foto via BBC
Leia Mais
Romero Ferro e time de artistas pernambucanos conduzem a festa de retorno da Parada da Diversidade LBTQIA+