Fotos Guilherme Athaide/Rev.OGrito!
Fotos Guilherme Athaide/Rev.OGrito!

Tom Zé respondeu às pessoas que reclamaram de sua aparição em um comercial da Coca-Cola, semana passada. Conhecido por sua música experimental, o cantor baiano de 77 anos postou em sua página no Facebook que “perdeu o sono” por causa das críticas. “Quando o anúncio saiu na tv, imaginei que até as opiniões contrárias eram uma espécie de comemoração por eu aparecer com status de locutor de uma propaganda grande. Mas agora, quando perco o sono por causa do assunto… não, agora eu estou preocupado!”, disse.

Leia Mais: Tom Zé
Entrevista: “trocaria tudo por ‘Ai, Seu Eu Te Pego”

Ele aproveitou para deixar explícito que as gravadoras de hoje já não acreditam em projetos como o seu. “Para profissionais de meu tipo as gravadoras são agora inalcançáveis”. Tom Zé ainda contou que nos dias atuais o disco físico perdeu importância de antes. “Vivemos a era da internet e a venda de disco passou a ter um peso insignificante. Já o papel desses lançamentos [das gravadoras], em termos de divulgação, é muito eficiente”.

O último disco de Tom Zé foi Tropicália Lixo Lógico que saiu ano passado através de um projeto com a Natura. Veja abaixo a íntegra do post de músico.

Pois é, pessoal, estou preocupado.

Eu dou importância à opinião de vocês. Essa alegria sempre me acompanhou.

Quando o anúncio saiu na tv, imaginei que até as opiniões contrárias eram uma espécie de comemoração por eu aparecer com status de locutor de uma propaganda grande. Mas agora, quando perco o sono por causa do assunto… não, agora eu estou preocupado!

O apoio de vocês sempre foi uma base de sustento. Será que uma alegria nascida do privilégio de até hoje, aos 76, ter vivido dessa profissão de músico e cantor, me fez pensar que eu poderia afrontar essa sustentação?

É curioso que quando fui consultado sobre o anúncio nem pensei nessa probabilidade. No ano passado meu disco fora patrocinado pela Natura e como eu nunca tinha recebido patrocínio desse tipo – nem de nenhum outro – , cara, eu me senti como um artista levado em conta!

Para profissionais de meu tipo as gravadoras são agora inalcançáveis. A Trama, de João Marcello Bôscoli, me deu grande apoio nos anos 90 e até Estudando o Pagode, em 2004. Mas em Danç-Êh-Sá”, já dividimos as responsabilidades. Em 2008 Estudando a bossa foi muito ajudado pela Biscoito Fino; Agradeço, mas ficou difícil continuar lá. No ano passado o apoio da Natura me deu tanta confianca pessoal que ousei fazer o Tropicália Lixo Lógico.

No lançamento de Danç-Êh-Sá, em 2005, o resultado foi de extremos. A gravadora francesa teve um ódio tão grande do disco que quase perco até a amizade de Henri Laurence, que lá me lançava pela Sony. Nos E.U.A. houve comentários apaixonados na crítica, mas Yale Evelev recusou o disco na Luaka Bop. Logo a seguir a mesma Luaka Bop me respondeu com entusiasmo ao Estudando a bossa de 2008 e depois lançou o super set box de vinis com os 3 Estudando…

E o … Lixo Lógico recuperou também a amizade de Henri Laurence.

Toda essa dança de lançamentos e esse céu-e-inferno com os editores-lançadores é própria desse setor onde não devo nem quero relaxar o arco-tenso-da-ousadia. Mas nos dias atuais vivemos a era da internet e a venda de disco passou a ter um peso insignificante. Já o papel desses lançamentos, em termos de divulgação, é muito eficiente.

* * *

Voltemos ao presente. Atualmente sinto paixão pela retomada do projeto dos instrumentos experimentais de 1972. Com a eficiente colaboração do engenheiro Marcelo Blanck, começamos a desenvolver alguma tecnologia, mas com recursos parcos, insuficientes. Os resultados estão nos animando muito. Aí entrou o anúncio da Coca-Cola que, mesmo sem ela saber, patrocinaria boa parte da pesquisa.

Será que o uso dos recursos obtidos com o anúncio muda a avaliação de vocês?

Madrugada de sexta, 8 de março, 6h22. tom zé

  1. Tom Zé tu é o cara ! Não dá bola para essas bobagens que te falaram. O Brasil precisa de artistas de verdade que nem tu. É duro aguentar esses vagabundos de mídia ocupando todos os espaços. Se não fosses tu meu velho…
    Tenho todos os seus discos. Eu e meus amigos te amamos. Toca a ficha que tu é o mestre.
    saudações dionisíacas !

  2. Olha Tom Zé eu nunca imaginei um artista da sua reputação de maneira humilde vir a público e explicar a quem não deve a sua atitude de fazer a propaganda da coca cola.Isso só faz a minha admiração por vc aumentar e dizer que você é o cara e aqueles que criticam mande para P.q.p

  3. Quando vi o comercial e me dei conta que era você, a quem sinto profundo apreço, estranhei e logo me perguntei se Neuza tava sabendo disso. E agora, lendo suas explicações, aumentou a minha admiração por você e pelo seu trabalho. Mete bronca, Tom Zé. Abraço. Ps: Magu também concorda comigo.

  4. Caro Tom Zé. Tenho imenso apreço pelo seu trabalho apesar de conhecer menos do que deveria. Ler teu texto nessa manhã de domingo foi muito significativo pq acordei com a triste constatação que meu mundo ficou adulto, cheio de caretices e pormenores. Creio que os teus críticos fazem parte desses adultos. Mas o que realmente importa é a energia que estás transmitindo. Vi o comercial e fiquei feliz, senti boas vibrações vindo das tuas palavras. O que vale no que fazemos é o quanto isso faz as pessoas felizes. Se tua intenção foi essa, então durma bem e deixe a insônia para esses adultos.

  5. Caro Tom Zé. Tenho imenso apreço pelo seu trabalho apesar de conhecer menos do que deveria. Ler teu texto nessa manhã de domingo foi muito significativo pq acordei com a triste constatação que meu mundo ficou adulto, cheio de caretices e pormenores. Creio que os teus críticos fazem parte desses adultos. Mas de que importam essas pessoas que criticaram? O que elas estão fazendo para tornar o mundo melhor? Vi a propaganda e fiquei feliz em ouvir a sua narração. Senti uma energia muito boa no que estavas dizendo. Em tudo o que fazemos, o que vale é o quanto isso está fazendo as pessoas felizes. Se o teu sentimento foi de transmitir uma msg positiva, alegre e esperançosa, então durma bem e deixe a insônia para esses adultos.

  6. Tom Zé não deve satisfação pra ninguém. Sempre foi íntegro na sua arte e teve mais projeção internacionalmente do que no próprio Brasil. Então, por que não participar de um comercial com marca e evento de projeção internacional?

  7. Ninguem critica os pagaodeiros de fazerem comercial das ditas marcas de cerveja… eu tomo coca-cola por mais de 40 anos e nunca passei mal ou briguei… mas quando eu tomava cerveja e ficava bebado, já bati o carro por 5 vezes… ate criar vergonha e parar de beber bebida alcoolica… nunca mais tive um só problema devido a bebida que muito prejudica… Tom Zé, voce está certo… manda ver meu filho…

  8. Zé, fique tranquilo meu querido! Pior é saber que as gravadoras dão mais créditos as musicas LIXO que temos que ouvir mesmo sem querer.

  9. Gostei de ouvir a voz do Tom Zé no comercial. Pra quem reclamou recomendo que pare de beber coca-cola e pare de encher o saco do Tom Zé por que ele tem mais o que fazer do que fica escutando purista chato.

  10. Tom Zé, na boa…seu talento é muito além desta crítica infame…quem é decente sabe que hora nenhuma estais sendo leviano.

    Um grande abraço, paz e vida longa.

  11. Palavras HUMILDES vinda de um verdadeiro Genio da musica brasileira…. TOm Ze…. Te reverencio pela sua etica, humildade e beleza de suas palavras….. SALVE TOM ZE

  12. Vão cuidar da vida de vcs, cambada de desocupados e hipócritas. Ninguém paga as contas do Zé. Portanto, ao lixo as criticas dirigidas a ele. sSociedade politicamente correta estúpida!

  13. Fica tranquilo e durma bem meu amado Tom Zé, você é um artista nato e uma homem de boa fé, não esmoreça seu coração, pois muita gente não sabe da valor a um nobre como você.
    Esse país precisa de dignidade, de pessoas sinceras, que lutam e vencem com a força do próprio suor, com dignidade e moral. Seja feliz meu jovem Tom Zé e que Deus tenha piedade desses hipócritas que ainda hoje só valorizam a “eguinha pocotó”.

  14. Caro Tom Zé,não costumo me intrometer nesta questão de dar palpite pela internet mas se tratando de voce vou logo antecipando.Com todo respeito vá fundo meu rei.
    Vida longa para todos nos.
    Não vou aprofundar a prosa .Confio no seu taco.
    Abraços.

  15. Qual é o problema em o Tom Zé faturar um pouco? Bob Dylan trocou o violão pela guitarra em 1965 e nem por isso o mundo acabou,a vida segue em frente e os invejosos fican para trás.

  16. Nossa, mas que mané pagar contas, pessoas? O Tom Zé pode ser um músico inigualável, e por isso ele tem dinheiro pra sair cagando e andando. Mas é por essa mesma razão que ele deveria usar a sua fama pra promover empresas de bom caráter, e não uma bendita empresa manipuladora que é essa daí.

  17. Ele poderia ter escolhido uma empresa mais honesta pra isso. Vc dá força a quem vc apóia. As pessoas têm que estar conscientes do lugar pra onde vai seu dinheiro (ou talento).

  18. Os caras se empanturram de Coca-Cola e tem da cara de pau de descerem a lenha no TomZé por participar de comercial da dita cuja.
    Manda essa turma soltar o gas pela orelha.

  19. Tom Zé…filhão quem te critica,não paga as tuas contas,não poe a comida na tua mesa,não te da o que vestir,acabei de ler uma entrevista completa e esclarecedora da atual mulher do chorão que morreu estes dias e comentando com a minha esposa da pressão que todos nós,inclusive vocês artistas sofremos para nos manter em um mundo completamente capítalista por tanto fique em paz e que viva a coca-cola pois em pleno século xxI,ela foi apresentada a um cidadão do mundo chamado “TOM ZÉ”.

  20. Não vejo problema de nenhum artista gravar comercial para a Coca Cola, mas o Tom Zé precisa ter mais humildade, não só quando vem explicar para seu público os motivos de aceitar o contrato com a Coca Cola, mas tambem quando dirige ataques verbais e menospreza idolos populares, o cantor-compositor mostra que aprendeu bastante com a cultuada hipocrisia coletiva nacional, dos nossos idolos, intelectuais e dos nossos dirigentes politicos, naquela máxima popular, “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”

  21. Já vi que está todo mundo cego, surdo e falando bobagem. A Coca Cola é a água com açucar mais cara do planeta como tão bem rotulou Steve Jobs, a Pepsi. Trata-se de um produto que ningeum sabe a fórmula. Pasmem, bilhões consomem e não sabemo que está contido lá. Numa Era do consumidor constitui-se em verdadeiro absurdo. Tom pisaste na bola você não poderia se prostituir assim. Lamentável. A nossa capaicidade crítica está cada vez mais lamentável.

  22. Tom Zé! Tom Zé!!! Relaxe!!! Você é um grande artista e uma grande pessoa… Com certeza deveria fazer a propaganda da Coca Cola. Infelizmente precisamos de dinheiro para sobreviver e realizar sonhos. Vc é o cara!!!

  23. Parabéns Tom Zé, não se preocupe, não muda a nossa opinião em relação à você. Você é um ARTISTA e não um mercenário, como alguns já mencionaram.

  24. Fiquei decepcionado ao ouvir hoje a voz de tom zé na propaganda da desgraça coca-cola. Ele poderia procurar outros meios para arrecadar a grana necessária para conseguir bancar novos projetos. A final de contas ele é um gênio da música brasileira. Mesmo assim curto muito o trabalho do grande tom zé.

  25. Era só o que faltava: aliás, nada falta nesse país. Criticar uma personalidade dessa estirpe(!) por participar de um comercial de uma grande multinacional yankee. Ah… pelamordedeus, em que isso diminui a história do artista? Tom Zé, durma tranquilo.

  26. Tom Zé, sua reaçao já mostra sua grandeza. Só os grandes são assim, porém, não leve em conta e sim para a sua “conta”.
    Você merece e faz jus.
    Não perca seu sono, não precisa.

  27. Tom Zé. Não vi qual o teor das críticas, mas se for algo do tipo anti-imperialista; pelo amor de deus! Queria fazer uma enquete de quantos dos críticos tomaram Coca-Cola nos últimos 3 meses. O que você fez e faz pela música supera em muito essa discussão. Tomara que outras empresas também te envolvam em coisas que gerem grana para você fazer seus projetos! Vai firme!

  28. Pessoal, vamos ser sensatos…
    Tom Zé já conquistou tudo o que tinha direito. E muito mais.
    Aos 76, ou 77 como diz a reportagem, diria eu que: “Não tem mais o direito de ouvir críticas!”. Muito menos a obrigação. Se há alguém a quem deve ser atribuída a perda de sono desse ser que nos causou tanta alegria, esse que me desculpe. Você está errado. Ou não tem a idade dele ou não tem um quinto da importância que o nome dele representa.
    Tom Zé, não te acho bonito, nem me provocas o sex apeal (não sei se é assim que se escreve) mas, certamente, por tudo o que você conseguiu, e fez, tens o meu enorme respeito.
    Durma MUITO em paz.

  29. Tom Zé, volte a dormir tranquilo pois críticas não pagam contas e dependendo de quem as faz melhor ignorar

  30. Que bom contar com uma postura dessa magnitude.. Você não precisa considerar nada, o seu censo critica afinado já responde tudo. sucesso e justificado!!! em todos os sentidos.

  31. Bom, acho que é demasiada a crítica só porque Tom Zé recebeu patrocínio da Coca-Cola…Se tivesse feito um comercial de supositório, de calcinha ( vestindo uma…) ou tivesse saído nu, aí sim caberia a crítica. O CARA PRECISA DE GRANA. Direitos autorais nessa terra são desrespeitados e a venda de CDs cai dia após dia. Pirata ele não recebe. Ô Tom, não dê bola pra torcida. Continue recebendo o seu honestamente.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais
Tânia Alves homenageia cancioneiro romântico brasileiro em novo show