UM NOVO TEMPO PARA A TURMA DO LIMOEIRO
Gibi que retrata Turma da Mônica jovem apresenta retrocessos criativos e ideológicos em relação aos personagens originais
Por Paulo Floro*

TURMA DA MÔNICA JOVEM
Vários autores
[Panini, 132 págs, R$ 5,90]

Os brasileiros que viveram a infância nos anos 80 e 90, principalmente, brincaram de casinha na “lua”, jogaram bola no campinho e seqüestraram o Sansão morrendo de medo de levar uma coelhada da Mônica. Fizeram tudo isso com a imaginação, que voava junto com cada aventura impressa nos gibis da Turma da Mônica. Quem cresceu entre idas e vindas das bancas de jornal, esperando avidamente pela próxima revistinha, sabe exatamente que a vontade de morar na Rua do Limoeiro e participar de tudo aquele mundo era enorme.

Essa geração cresceu e, agora, quem diria, Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão também cresceram e chegaram à adolescência. Voltado para o público com uma média de idade de 14 a 16 anos, Maurício de Souza lançou neste mês a revista Turma da Mônica Jovem e, contrariando altas expectativas dos leitores, colocou a tão querida turminha em uma situação no mínimo constrangedora. São tantos os pontos a se destacar – negativamente – que é difícil saber por onde começar.

Logo nas primeiras páginas, há uma série de quadros explicando as mudanças nos personagens. Mônica não é mais baixinha e gorducha; Magali agora come moderadamente e tem uma alimentação saudável; Cebolinha foi à fonoaudióloga e só fala errado quando está nervoso e, por fim, o Cascão agora toma banho periodicamente – em uma cena fica implícito que sua demora no banheiro tenha a ver com masturbação. Além dos principais, vale destacar ainda a tragédia que foi feita com os secundários: o Louco é professor da turma na escola; o Anjinho agora se chama Céuboy (uma referência a Hellboy); Franjinha gosta do apelido “Fran” e o Capitão Feio ficou bonito e agora quer ser chamado de “Poeira Negra”, entre outras bizarrices.

É compreensível que Maurício de Souza não quisesse mais associar a imagem de sua turma ao politicamente incorreto – afinal, não há nada de didático em comer sem parar, agredir os amigos e falar errado, ainda mais em uma sociedade neurótica que vê suas crianças sofrerem com a obesidade infantil, a violência sem limites e a falta de educação e de base escolar. Só que isso não justifica colocar Mônica e seus amigos para lutarem contra Yuka, a “rainha das quatro dimensões”, em uma trama de ficção nonsense que mistura “espíritos guerreiros” com “artefatos mágicos” e elementos da cultura pop japonesa. Além disso, a HQ quando poderia justamente apostar em um lado menos inocente já que voltado para teens, ao contrário abraçou uma ideologia politicamente correta vigente. Ou seja, os quadrinhos da Mônica para crianças ainda continuam mais transgressores e originais.

A escolha errada
A opção por descrever as novas aventuras em estilo mangá é o ápice do processo de esvaziamento da turma, anulando a brasilidade essencial dos personagens, com a qual milhares de crianças vêm se identificando há 40 anos (a Mônica foi criada em 1963). Simplesmente não combina com a estética da Turma da Mônica.

Em um exercício incrível de remodelagem, os autores criaram um universo paralelo que não guarda nenhuma semelhança ou qualquer vestígio da boa e velha Turma da Mônica. Tudo soa forçado: as gírias (a Magali dizendo “Tô bege” não cola, por exemplo), os diálogos, o estilo dos desenhos e a trama toda em si. É lamentável também o fato de os personagens ficarem se justificando no decorrer da história. Não há a mínima necessidade da Mônica dizer que estava cansada de usar sempre o mesmo vestido e de o Cebolinha afirmar que agora não fala mais errado. Parecem que acordaram repentinamente com 14 anos. Fica a impressão que o gibi não se sustenta imagéticamente sem os personagens originais crianças.

Ler Turma da Mônica Jovem é um misto de vergonha alheia e decepção para qualquer leitor antigo das aventuras do Limoeiro. O avanço mais notável neste número é o crédito dado aos autores dos quadrinhos, ainda que discreto no expediente. Se era para usar o estilo dos mangás, seria bom começar a fazer dos autores também grandes estrelas. Mas isso não combina com Maurício de Souza, que criou um modo de produção industrial para suas criações.

Neste novo momento, ainda bem que não sobrou espaço na revista para o Horácio e para o Penadinho. A essa altura, o primeiro já foi extinto e o outro morreu faz tempo. Sorte deles. [* Colaborou Fernando de Albuquerque]

NOTA: 3,0

  1. eu amooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo d+ a TMJ.

  2. Voce que deveria ter vergonha alheia de fazer esse tipo de comentario sobre a turma, nem o nome do Mauriçio de Sousa voce sabe direito ja que coloca com z. É uma vergonha VOCE falar disso, saiba que o Mauriçio tem centenas, MILHARES de fãs. Enquanto a voce… bem, nem famoso é mesmo. Alem do mais, quando a Magali falou to bege era porque ela ja era praticamente uma adolescente. Pelo jeito o senhor sabe tudo nem viu todas as tmjs. Viu os comentarios, nem se trata do seu! E tambem deve gostar mais de luluzinha teen. Eles sao apenas jovens. Mauriçio devia ter feito eles jovens afinal, mangá é a sensaçao do momento. E tambem porque pega mal os personagens nao crescerem. Iria ser estranho eles ficarem com 7 anos sempre. Pensa oque? Mauriçio tambem ja foi jovem. E nao estamos nem ai pelo fato da Monica ter nascido em 1963. Porque TM e TMJ é apenas uma historia em quadrinhos, nao vida real. E combina sim com a estetica da turma. Ja a tmj, nao é um fracasso. É o mangá de Sao Paulo,Campo Grande etc… ja fez ate em ingles e em espanhol. Tenho a da 0 ate a 38. No proximo mes vou comprar a 39 e voce… ai falando mal da revista que eu e outras pessoas amamos. Passar bem!

  3. olha mauricio eu amei a nova versão da tmj agora colorido que massa. eu tenho a revista:o segredo do acampamento,ela e muito grande que, legal eu adorei.Ficou lindo a tmj colorido.a manda um beijo pra toda turma,txau mauricio

  4. gente tantas criticas…porque voces so reclamam voces nao gostam ta, eu respeito mas eu e um monte de gente ama essa turma jovem…acho que o mauricio fez bem em fazer eles crescerem. meus tios e minha mae acham o mesmo que voces mas eu e minha prima adoramos ler o gibi mensal preto e branco em cores[ como tem 2 revistas assim]ou com partes em cores e nao nos depararmos com a monica correndo atras do cebolinha confesso e estranho mas todo mundo cresce e o mauricio so quis matar a minha curiosidade e de muita gente de como seria os personagens mais velhos eu adorei atualmente ja estamos na ediçao 33 e ja vimos beijos da monica e do cebola e eu adorei…mauricio sucesso com essa nova fase da turma amei o que voce fez com a turma nao os acho perfeitos d+acho que voce so quis renovar e seus traços ficaram lindos continue nao ligue para as criticas eu e muita gente queremos que a tmj fique e nossos filhos possam ler.e o que essa adolescente de 13 anos louca por TMJ deseja…bjs e sucessoAMO O ROMANCE DA MONICA E DO CEBOLA…

  5. olha vc divia ir cassar uma coisa q ta errada pra criticar e ñ uma coisa super divertida engraçada legal como turma da monica!!!olha turma da monica e pra adolecentes e pre-adolecentes entao devia ser eles q deviam criticar mesmo turma da monica jovem seja otimo!!!

  6. Otario pq vc num vai se fhoder hein? Fica falando mau da turminha mas ADORADA do Brasil éa famaaa eu nasci em 1979 e lembro q em 1990
    meu Vô me deu uma primeira revista da TURMA DA MONICA e eu gostei
    todo mês eu passava na banka de jornal e comprava as revistas dai um dia veio um BEBE FILHO DA PUTA AQ NA MINHA CASA com o pai e amãe dele passeando onde eu moro e nem si quer conhecia eles dai um dia aquele CAGADOR DE FRALDAS CHORAÇÃO E VIADO rasgo uma folha do meu gibi >:C eu virei o capeta dei um puxão de cabelo nele ele saiu chorando fingi qq um tinha acontecido NADAAAAAAAAA >:C é mts fhoda mesmo né? um CAGADOR DE FRALDAS rasgaum gibi da nossa coleção quando elis foram embora contei tudo promeu pai e rpa minha mãe eles disseram q iriam comprar otra igual a q aquele CAGADOR DE FRALDAS rasgo.Elis compraru dai meu pai disse q num gosto do povinhu q veio passe na cidade q eu moro e fica na menha casa. Dai a gente se mudo e nem si quer conto pra ondi a gente mudo pros pais e aquele CAGADOR DE FRALDAS >:C agora eu cresci e continuo FÃ NUMERO 1 da turma da Mônica jovem ;D guarden seus gibis da TMJ e TM com CHAVE DE OURO. bjão e vai se fhode esse cara q ta falando mau da TMJ >:C BJS ME LIGAAA

    ••

  7. Eu amei eles em mangá ,quem não gostou nã esta adepto a coisas novas .Coloque em alguma estorinha uma personagem com nome de viviane moreninha com o cabelo en roladinho e que ame desenhar como a marina .bjos!!!!

  8. Eu amei eles jovens,quem não gostou é que não esta adepto ha coisas novas ,olha Mauricio continue com essa nova cara do gibi porque eu e meio mundo ama eles em mangá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. amei esta show de bola nao ligam por que os outros fallem
    vai em frente mauricio porque com esta turminha jovem esta sensacional
    mais eu quero ser socia tem como?

  10. Antigamente, os personagens da turma da monica eram conhecidos pelos seus defeitos,e eram famosos por causa deles,o que fazia o gibi ser legal e divertido.Mas nessa…humm…coisa, todos sao perfeitinhos, sem os famosos defeitos, o que tornou a turma lixo impresso.eu ainda lembro que eu comprava revistas da turma da monica quando criança.AH, E ELES ENCHEM O SACO COM AQUELES Vs COM OS DEDOS, ATÉ ELES COMENTAM A CADA 3 PAGINAS COMO ISSO É TOSCO.MAURICIO NAO FARIA UMA COISA DESSAS NAO?

  11. OI MÔNICA
    TUDO BEM
    MEDA DEZ LIVRO DA TURMA DA MÔNICA JOVENS
    OBRIGADO
    CURITIBA/PARANÁ/BOQUEIRÃO
    RUA CASCAVEL
    2590 CASA 18
    AUTOGAVEDOS
    MYLENA
    BEIJOS

  12. Na verdade, esta revista TMJ é um espetáculo. O Maurição de Sousa está de parabéns! Que todos possam ver nessa revista, um novo rumo da História da Turma da Mônica. Espero que as pessoas, sobretudo os jovens, não se oponham a valorizar essa fase de transformação da Revista.
    Parabéns, Maurição!
    RNCP (Granja-CE)

  13. ae serio o trabalho do mauricio e otimo nao li todas mais tambem ando bem sem grana pois to fazendo faculdade mais lia sempre as dele criança e li a manga e gostei agora se acaso por um milagra o mauricio ler saiba que o seu serviço e nota 10 e assim que eu tive um troquinho vo ta comprando as outras para ler e continue sempre com seu serviço.
    e eguinore esses cara que falam mal sempre tem alguem com inveja mesmo isso e normal. Sao pessoas peguenas que sempre vao so desejar o mal e nunca vao aceitar a criatividade das outras. Abraços

  14. Maurício de Souza é um gênio por unir seu estilo único e brasileiro com a influência dos mangàs e meu caro Fernando , você deveria pesquisar mais antes de vir falar besteiras pois se você não sabe, desde o início o Maurício sempre teve influência dos mangás já que é um grande fã e amigo pessoal de Osamu Tezuka (o “pai” dos mangás), não é a toa que o Horácio, com aqueles olhos enormes, é muito conhecido no Japão. Não creio que a Turma da Mônica Jovem tenha perdido a essência brasileira, apenas sofreu uma influência maior dos mangás que combina e sempre combinou com a turminha. E pra terminar, só porque eles são jovens não quer dizer que as histórias teriam que ser adultas, afinal eles são adolescentes então elas possuem um humor meio-infantil mas que encaixa perfeitamente nessa faixa de idade. Assim como ninguém é obrigado a concordar com a minha opinião, também não são obrigados a ler as revistas; já que a turma original felizmente ainda está na ativa, os fãs mais radicais de mente fechada não têm do que reclamar. Deixem essa nova turma para os fãs de mente aberta que sabem oque é bom e oque não é ! Desculpa por usar tanto espaço mas depois que li o comentário do Fernando, fiquei doido pra comentar mesmo que você(s), responsável (is) pelo site retirem meu comentário logo logo. Valeu assim mesmo, fui !

    e afinal eu adorei as novas revistinas!

    ml bjs e abracos….
    MARIANA…

  15. leona como voce conseguiu o numero zero eu so tenho o numero 1 2 3 4 5 6 7 meda auguma en formaçao como eu consigiu o numero zero

  16. é uma matéria típica de gente de mente fechada, não se trata de simplesmente deixar o “politicamente incorreto” de lado.

    como falado antes, a principal influencia de mauricio de souza é do mangá, turma da monica clássica, já é “mangá”. a influencia, e a amizade com osamu tezuka sempre tem destaques nas matérias e entrevista com o cartunista. tem matéria sobre isso no proprio site oficial da turma da monica, há anos, até com um desenho de fã dos personagens da turma da monica interagindo com os personagens do tezuka, quando o mangaká faleceu

    a turma da monica foi criada tendo como base, os filhos, e amigos do mauricio de souza, no bairro do limeiro, e convenhamos, com 6 a 7 anos de idade (idade da turminha) é normal ter, por exemplo criança que não gosta de tomar banho (como o cascão), criança que fala errado (cebolinha) criança com grande apetite (como a magali) ou garotinha enfezada que embora carinhosa em determinados momentos, não deixa barato para garoto nenhum e sai no tapa quando é provocada.

    Agora pense floro: criança com 6 anos que não gosta de tomar banho tem-0se aos montes, mas quando eles chegam aos 15, 16 anos, eles continuam detestando tomar banho? eles não estão numa faze em que se começa a namorar? e não sabem que garoto fedido não conquista ninguem?

    Criança falando elado se acha em todo lugar, mas com 16 anos continuar falando errado? e não procurando um especialista?

    magali: ela sempre foi magrinha, sem tendencia a engordar, porém, ela tem várias parentes gordas (como mostrado em revistinha dos anos 90) e como várias garotas de 15, 16 anos, é vaidosa; logo ela quer se cuidar melhor; a própria filha do mauricio de souza, chamada magali, que comia demais, quando cresceu parou de comer tanto…
    os personagens não foram mudados, continuam os mesmos, porém amadureceram! por acaso alguem aqui continuou com as mesmas manias que tinham quando crianças de 6, 7 anos quando chegaram aos 16, 18 anos? acho que não… então porque marmanjo deveria ter medo de água e não querer tomar banho, ou continuar falando como “cliancinha”, ou não ter nem um pouco de vaidade, ou continuar gorda e baixa? a puberdade faz isso com as pessoas, as vezes aquele gordinho e baixinho, quando chega aos 16 anos emagresce e cresce mais, e isso se vê com frequencia.

    o problema que tem pessoas que tem medo do novo.

    acham ridiculo personagem não crescer? não amadurecer, isso parece complexo de peter pan… várias séries ganham força exatamente por acompanhar o crescimento de um personagem (muitos daqui devem ter assistido “Anos incriveis” que conta a historia de um adolescente dos 12 aos 19 anos)

    agora comentário sobre o que o mauricio de souza fez ; ele foi um gênio, tmj virou a hq mais vendida no brasil, teve tiragem inicial triplicada, um sucesso de vendas, que acabou não atingindo apenas seu publico alvo (que é a garotada dos 10 aos 14 anos) mas tambem crianças, jovens e adultos, o porquê dessa empreitada é simples:

    As crianças estão largando Turma da monica mais cedo, enquanto antigamente eles largavam aos 14, agora com 10 já se acham velhos demais para lerem turma da monica; ou seja, eles deixaram de se identificar com a turminha mais cedo, fruto do amadurecimento mais cedo deles; eles estão largando turma da monica, e buscando a leitura mais próxima deles, nisso encontram os mangás, com histórias geralmente com começo meio e fim, amadurecimento dos personagens, retratação do cotidiano (principalmente nos mangás voltados para as garotas); só que na sua grande maioria, são voltados para maiores de 14 anos, logo sobra uma lacuna do publico de 10 a 14 anos que fica sem um produto voltado à ele; dai a ideia de tmj (comentada desde 2006 quando Mauricio de souza assinou contrato com a panini); alias, nessa época tambem, outras revistas buscaram esse nicho de mercado, que são as revistas para pré-adolescentes (provavelmente tinha muita garota de 9 a 10 anos lendo atrevida etc)

    teve um comentário falando que “na tv tem anime demais” tem é de menos! e os poucos que existem (um ou dois) são picotados ao extremo por causa da censura moral estadunidense e brasileira.

    e mangás não enjoam, há dezenas de generos diferentes para escolher, e já estamos no 9º ano de publicação de mangás no pais. (indo desde os infantis, como astro boy, até os adultos como Lobo Solitário (cujo publico principal tinha mais de 40 anos em média) é uma ótima referencia já que o mauricio pode explorar qualquer tipo de história para criar um novo arco para tmj, indo do cotidiano escolar, até ficção cientifica.

  17. Eu amei é super criativo , engraçado , divertido , animado , e muito legal olha eu amo sempre amei turma da monica mas agora ta muito melhor tchau bjs pra todos !!! eu amo o brasil ttcchhaauu

  18. Vocês falam tão mal da TMJ mas não chegaram a ler tudo , não é?
    Se lerem até a edição 7 verão como o mangá melhorou muito, devem ter lido até a quinta folha da edição 0 e pararam…
    Maurício está se esforçando e ouvindo críticas para melhorar, e vocês só sabem xingar ! ;Pp

  19. acho que assim o maurício une tude o que eu gosto que é criatividade,a amizade entre eles o amor,as risadas do público infantil,jovem e adulto e juntar mangá com tudo isso ficou ainda mais perfeito

    adoro suas historinhas
    bejaum

  20. eu amo tmj. tenho mais de 100 gibis mas agora o que me interessa é a tuma da monica jovem tenho o volume 1,2,3,4,5 e to esperando o 6!xaaaauuuuuuu!!!!!!!!

  21. Amo…
    A turma da Monica jovens tenho a coleção de tantos gibis me lembro que tenho 199 é verdade dos pequenos e dos grandes
    Meu nome é Monica e combina com a da minha
    fan de carterinha Mônica mas meu nome é sem
    acento…
    Amoo…
    muito…
    A turma da Monica Jovens.

  22. eu gostei muito da turma da monica jovem porque falar mais ou nenos como os jovem sao e tava tocendo pela monica e cabolinha eu ainda gosta da revista deles pequenos essa revista deles jovem e pra os jovens. e pra crianças e adultos que queiram ler a revista e quem nao gostou pra que munda a opiniao de quem gostou se nao gostou pra que fica falando mal na internet e as revista deles crianças nao vao perde o espaço e as pessos tao gostanto da revista deles jovem nao e tao engraçada como deles pequenos mais e legal e o estilo maga e legal eu amo maga e os animes e nao sao ridiculos.
    e esses ridiculos que tao falando mal da revista aqui nesse site parem e tambem parem de falar mal dos magas e legal e pra vc que falar que e uma inversao de retardados e vc o retardado viu e eles nao soa burguesinos viu e agente jovem falar assim meu bem eu falo e muitos amigos meus falam e muitos pessoas tambem falam assim e vc que acha q ñ paga porque e preto e branco helo e maga acorda tem que ser preto e branco e se eles so queram sabe de namora e legal tem romace e pra vc que acha que eles pederam a identidade nao pederam e o que mundou ficou legal e maga nao e chato e assisti anime e legal nao enjoam como muitas pessoas falam e pra vc que acha a revista mediocre esta enganado e mauricinao e ridiculo e ele fez a primeira revista pra ver se o publico gostou e gostaram tanto que ele continuou fazer mais revista e continuara mesmo vcs criticando a revista e pra pessoa que ta falando dos outros desenhos como de luluzinha para isso e que se rende ao ridiculo e pra pessoa que tem a critica inicial a do começo se nao gostou para de falar mal da revista e do mauricio muita gente gostou tanto que quando eu comprei tava dois irmaos brigando pela revista e o dono me disse que ta uma mania todo mundo ta atrais da revista viu .
    e pra quem gosto um bj e pra quem nao gostou que pena mais gosto nao se discute.

  23. LULU E BOLINHA-A FAMOSA MENINA DO VESTIDO VERMELHO,QUEM DIRIA,FORMOU-SE NO MAGISTRADO E LECIONA NUM IMPORTANTE COLÉGIO AMERICANO.É CASADA E MÃE DE TRÊS FILHOS.
    BOLINHA FRANÇA NÃO SE TORNOU DETETIVE PARTICULAR,NEM ASTRONAUTA.SURPREENDAM-SE!É DONO DE UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA BEM CONCEITUADA NOS EUA.TUDO DEPOIS DE TER SOFRIDO COM PROBLEMAS CARDÍACOS LIGADOS AO SEU EXCESSIVO PESO.HOJE GOZA DE UMA APARÊNCIA QUE EM NADA LEMBRA OS TEMPOS DE CRIANÇA.ANINHA TRABALHA COMO STRIPPER NA BOATE DO SEU IRMÃO CAREQUINHA.O ALVINHO COLECIONA INÚMERAS PASSAGENS PELA POLÍCIA POR PORTE DE DROGAS E ARMAS,AGRESSÃO E PERTURBAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA.ESTÁ NUM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PARA USUÁRIOS DE ENTORPECENTES,PATROCINADO PELO GOVERNO CANADENSE A UMA ONG QUE ATUA NA AMÉRICA.A MEMÉIA LARGOU A BRUXARIA E SE CONVERTEU,HOJE É MISSIONÁRIA ANGLICANA E PERCORRE O MUNDO CONTANDO SUA HISTÓRIA DE VIDA.DOS OUTROS PERSONAGENS,NÃO SE TEM NOTÍCIA.

  24. JÁ QUE ISSO DE FAZER PERSONAGENS ANTIGOS,ESPECIALMENTE CRIANÇAS,CRESCEREM,FAÇAMOS UMA PRÉVIA DO QUE ESTÁ POR VIR.
    PEANUTS-CHARLIE BROWN,AGORA UM PROUSTIANO CONVICTO,AOS VINTE E POUCOS ANOS,AINDA VIRGEM,PASSA OS DIAS NUMA REPARTIÇÃO PÚBLICA,E É UM ESTUDIOSO VORAZ DAS OBRAS DE WOODY ALLEN.SEU AMIGO LINUS,TROCOU O FAMOSO COBERTOR PELO AMOR DE SALLY,DEPOIS DE ENGRAVIDAR A MENINA(NA ÉPOCA AINDA MENOR)CASANDO-SE CONTRA A VONTADE DOS PAIS.LUCY,SUA IRMÃ,CONSEGUIU SE FORMAR EM PSICOLOGIA,MAS AINDA TEM OBSESSÃO POR SCHROODER,QUE GANHOU NA JUSTIÇA UMA AÇÃO QUE NÃO PERMITE QUE A MOÇA SE APROXIME DELE POR MENOS DE 200 METROS.AINDA CONTINUA ESTUDANDO PIANO,COM RAZOAVEL SUCESSO.PATTY PEPPER,ASSUMIU A HOMOSSEXUALIDADE E COORDENA UMA ONG VOLTADA PARA AS CAUSAS DOS GRUPOS GAYS.E O SNOOPY…MORREU DE VELHICE,E SÓ.QUE DEUS O TENHA.

  25. INFELIZMENTE MAURICIO DE SOUZA SE RENDEU AO RIDICULO, PODERIA TERMINAR TÃO BEM SUA HISTORIA NOS QUADRINHOS,QUE SEMPRE FORAM DOMINADOS PELOS ESTUDIOS DISNEY, MAS RESOLVEU NO FINAL DA CARREIRA SE EXPOR AO RIDICULO DE PUBLICAR UMA OBRA MEDIOCRE DESTA,QUE PENA.

  26. amo d+ a turma da monica e a unica coisa que eu colocionooo
    e eu ameiiiiii a versão mangá
    pq faz tempo que eu queria que rolasse esse cilma entre a monica e o cebolinhha!

  27. Sayuka: Eu e a minha irmã Sakura amamos a nova série
    da Turma da mônica
    Sakura: Quero ver logo o final
    Sayuka: Mais ainda tah no começo, rsrs
    Sakura: Ok, quero ler tudo, mais quero ver o anime tbm
    será que vai ter anime?
    Sayuka: Não sei se vai ter, mas se tiver vai ser PHODA!!!

  28. Eu e minha irma a gente amou turma da monica joven eu e a minha irma ficamos no iutub tentando ver os videos da turma da monica jovens agente so viu a ediçao zero mas continuen assim beijos

  29. Minha nossa, que invasão de retardados no seu artigo, hein?
    Eu odeio a Turma da Mônica Jovem. Bando de burguesinhos que fazem o V da vitória pra tudo que falam, caretinhas mangá pra todo lado, gírias em excesso, deformações…
    Isso, amiguinhos, continuem lendo. Dá pra perceber como a leitura enriqueceu o vocabulário de vocês.

  30. ameeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  31. ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    a tuma doda eu ajomas crassa do cascão mesmo hehehehe

  32. eu adorei a tuma da monica vil mauricio não escuta os outros não que reclamam deles agora adorei a tuma da monica jovem

  33. eu adoro a turma da monica e agora mais ainda que eles viraram jovens coleciono desde os cinco anos de idade tenho 800 revistas da turma pois quero chegar à 1.000 ou mais… eu sou gamada pela turma da monica fan numero 1mesmo .

  34. É, meu caro Paulo (ou Fernando ), parece que seu post ñ fez muito sucesso né ? Faz “décadas” que ninguém mais posta nenhum comentário aqui e ñ é porque é notícia antiga, visto que outros posts em outros sites sobre essa revista da Monica continuam recebendo comentários. Tá vendo, quem manda “falar” um monte de besteiras sem sentido e conhecimento algum ? O pessoal perde a vontade de postar comentários. Ao invés de ter uma atitude mais profissional de sua parte e citar os defeitos e qualidades do assunto e ñ apenas inventar defeitos que ñ existem só por que ñ gostou. Bom, mas acho que você ñ tá dando a mínima pra quem quizer opinar ou ñ, só quer saber de dar sua opinião preconceituosa sobre as coisas. Mesmo se ñ publicarem meu comentário pelo menos alguém deve ter lido.

  35. A Turma da Mônica continua com a mesma essência do que eram e não creio que a versão infantil nunca irá perder espaço pois ela vai ser sempre querida pelos fãs. Se não gostou não leia e pare de culpar os mangás, meu caro Luciano que aliás só são enjoativos pra aqueles que não possuem bom gosto. Vocês que criticam a turma da monica jovem só porque é no estilo mangá não sabem de nada e só querem se mostrar. Por acaso já leram uma história da turma original na qual eles viram adolescentes de repente ? Eu adoro a turma infantil mas aquela história é uma MERDA ! A Monica vira uma fresca nojenta que esnoba os amigos, os garotos viram dois maloqueiros que tentam um plano pra pegar o carro do pai do Cebolinha e a Magali vira uma emo chorona só porque a Monica tem mais peito do que ela. E agora vocês ainda falam mal da Turma da Monica Jovem. Ah, vão toma banho pô !

  36. Concordo com o Fernando da crítica acima. Eu detestei a revista jovem. Primeiro, os personagens cresceram e perderam suas identidades. Ser jovem também não quer dizer que agora a turma da Mônica precise brincar com a sexualidade. A revista continua infantil nas histórias, mas em essência nem tanto.
    Se o Maurício queria ganhar dinheiro em cima dos adolescentes agora, com esse estilo “mangá” (que enjoam, já basta os desenhos na TV), que inventasse uma outra turma. Desfigurou a turminha. Por mais que continuem publicando a revista infantil, não vai sair da cabeça a idéia de que eles crescem e se tornam aqueles idiotinhas do mangá.
    A punica revista infantil que tinha uma certa magia e pureza, al´m de me fazer lembrar os bons momentos da infância, pelo jeito melou. E como udo no Brasil desanda, essa bosta vai vingar e a revista infantil irá perdendo seus espaço pouco a pouco até ornar-se extinta. Falei!

  37. Nossa Maurício , parabéns pelo novo gibi , eu garanto que vai bombar , eu mesmo vou comprar vários, Bjssssssss, Tchauuuu.

  38. O Maurício de Souza é um gênio por unir seu estilo único e brasileiro com a influência dos mangàs e meu caro Fernando , você deveria pesquisar mais antes de vir falar besteiras pois se você não sabe, desde o início o Maurício sempre teve influência dos mangás já que é um grande fã e amigo pessoal de Osamu Tezuka (o “pai” dos mangás), não é a toa que o Horácio, com aqueles olhos enormes, é muito conhecido no Japão. Não creio que a Turma da Mônica Jovem tenha perdido a essência brasileira, apenas sofreu uma influência maior dos mangás que combina e sempre combinou com a turminha. E pra terminar, só porque eles são jovens não quer dizer que as histórias teriam que ser adultas, afinal eles são adolescentes então elas possuem um humor meio-infantil mas que encaixa perfeitamente nessa faixa de idade. Assim como ninguém é obrigado a concordar com a minha opinião, também não são obrigados a ler as revistas; já que a turma original felizmente ainda está na ativa, os fãs mais radicais de mente fechada não têm do que reclamar. Deixem essa nova turma para os fãs de mente aberta que sabem oque é bom e oque não é ! Desculpa por usar tanto espaço mas depois que li o comentário do Fernando, fiquei doido pra comentar mesmo que você(s), responsável (is) pelo site retirem meu comentário logo logo. Valeu assim mesmo, fui !

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais
Nova origem de Superman de Frank Miller não adiciona nada ao mito do herói