Uma das principais feiras de HQs e publicações independentes, a Ugra Fest, inicia sua sexta edição nos dias 8 e 9 de julho no SESC Belenzinho, com entrada gratuita. Entre os nomes confirmados este ano estão Rafa Campos Rocha, Fabiane Langona, Laerte, Luiz Gê, entre outros.

Além da feira contando com dezenas de expositores, o festival terá quatro oficinas, quatro palestras, quatro debates, duas exposições e atividades para crianças. A arte do cartaz do é assinada pelo quadrinista paraibano Shiko, autor de álbuns como Lavagem e Piteco – Ingá. A programação do evento está disponível na íntegra no site.

As duas exposições do evento abarcam seus focos principais. Marcatti 40 é uma homenagem às quatro décadas de carreira de Marcatti, o mais icônico autor de quadrinhos independentes do Brasil. A mostra reunirá 40 interpretações do personagem Fráuzio, o mais conhecido personagem do autor, cada uma delas assinada por um artista brasileiro distinto. A outra mostra é o Panorama Nacional de Zines e Publicações Independentes, um retrato da produção impressa independente contemporânea no país.

Um dos debates é o bate-papo O Legado de Toninho Mendes e da Circo Editorial, homenagem à lenda do mercado editorial brasileiro, falecido em janeiro de 2017. A conversa terá como debatedores os quadrinistas Laerte, Luiz Gê, Fernando Gonsales e Franco de Rosa e será mediada pelo editor e criador do prêmio HQMix, Gualberto Costa.

O festival também vai tratar da repercussão do conturbado cenário político brasileiro nas HQs nacionais. O debate Quadrinhos para Momentos de Turbulência: Abordagens Políticas na HQ Brasileira Contemporânea reunirá os quadrinistas Diego Gerlach, Ricardo Coimbra, Fabiane Langona e Rafa Campos Rocha em uma conversa sobre como a política é representada nos quadrinhos e como estes podem influenciar no debate.

Entre suas palestras, o Ugra Fest também contará com uma apresentação do coordenador do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, Afonso Andrade, sobre as duas décadas do evento realizado em Minas Gerais no ano em que chega à sua 10º edição, prevista para novembro. Outro palestrante será o editor Sérgio Chaves, falando sobre os 10 anos e as 17 edições da revista independente Café Espacial.

Veja o cartaz:

Leia Mais
Mais estranho que a arte: uma história de amor incomum na HQ Gioconda