Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Promessas de Um Novo Mundo chamou atenção em 2001 pelo tom contundente para falar de um dos mais sangrentos conflitos do nosso tempo, a animosidade entre palestinos e israelenses no Oriente Médio.

O documentário, dirigido por Justine Shapiro, B. Z. Goldberg e Carlos Boladore retrata a história de sete crianças israelenses e palestinas. Apesar de morarem no mesmo lugar, vivem em mundos completamente distintos, separados por diferenças religiosas. Elas têm idades entre 8 e 13 anos e vivem em uma das áreas mais tensas do planeta, com atentados com mortos e feridos dos dois lados. Suas histórias oferecem nova e tocante perspectiva sobre o conflito no Oriente Médio.

O longa venceu Melhor filme na escolha do público no Festival Internacional de Roterdã de 2001 e foi indicado ao Oscar de documentário no ano seguinte. Agora, com o acirramento do conflito na Faixa de Gaza, que já matou mais de 1000 pessoas, a maioria civis palestinos, o longa merece um novo olhar. O Cinema da Fundação, no Recife, que exibiu o documentário em 2002, recupera a fita para duas sessões especiais, uma no domingo, às 16h20 e outra na quarta (13), às 18h50. A entrada é gratuita.

Leia Mais
Eu Curto, Tu Curtes, Ele, o Curta #13: Curtas de terror