Uma História da Arte, de Carolina e Elvira Vigna, tem lançamento pela Cepe Editora

A obra será lançada na noite desta terça (17), em São Paulo, e na quinta (19), no Rio de Janeiro

Resultado de intensa pesquisa e estudo, o livro discorre sobre artistas sem fabricar mitos. (Foto: Divulgação/Cepe Editora).

A história da arte é um assunto que sempre fascinou Elvira Vigna e Carolina Vigna, mãe e filha, respectivamente. Juntas, elas frequentavam cursos. Juntas, observavam exposições. E juntas escreveram um livro, que será lançado nesta terça-feira (17), em São Paulo, e na quinta-feira (19), no Rio de Janeiro.

Feita a quatro mãos, a obra intitulada Uma História da Arte reúne textos que abordam desde os desenhos rupestres até as manifestações contemporâneas. A produção do livro começou em 2015, no entanto foi interrompida em meados de 2017 por causa do falecimento de Elvira Vigna, escritora premiada, jornalista, ilustradora e crítica de arte. Em 2019, Carolina, que é mestra e doutora em História da Arte, retomou os trabalhos.

Com um estilo leve e cheio de ironia, para criar uma aproximação com o leitor, Uma História da Arte discorre sobre artistas sem fabricar mitos. De acordo com Carolina, o livro traz “uma linguagem um pouco mais sacana, mais irônica, falando de obras e artistas que viveram séculos atrás como ‘gente como a gente’, até porque eram.” Os exemplos estão espalhados ao longo das 340 páginas do título.

O livro está dividido em duas partes e a primeira traz textos escritos por mãe e filha. “Tem trechos que são inteiros de uma das autoras e tem trechos em que uma autora interferiu na frase da outra, até no nível da escolha de palavras”, destaca. A segunda parte contém uma seleção de artigos já publicados, assinados individualmente, mas concebidos a quatro olhos porque nasceram das exposições que elas visitavam.

SERVIÇO:
Lançamento do livro Uma História da Arte
Data: 17 de janeiro em São Paulo e 19 de janeiro no Rio de Janeiro
Horário: 19h às 22h
Local: Livraria Travessa Pinheiros (Rua dos Pinheiros, 513, SP) e Livraria Travessa Leblon (Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – Loja 205 A, RJ)
Preço: R$ 50 (impresso) e R$ 20 (e-book)

Leia Mais
Documentário Kevin, de Joana Oliveira, chega aos cinemas brasileiros