Uma tour virtual pelo Museu Ghibli

Fechado por conta da Covid-19, a atração turística dedicada ao universo do famoso estúdio japonês oferece mini-tour no YouTube

totoro
“Guichê de venda de ingressos do Totoro” no Museu Ghibli, em Mitaka, Tóquio, pelo usuário do Flickr chopperkuo./Creative Commons.

Por Nevin Thompson
Do Global Voices

Após fechar temporariamente por conta da pandemia da Covid-19, uma das atrações turísticas mais apreciadas do Japão está oferecendo tours virtuais no YouTube.

O Museu Ghibli, localizado em Mitaka, em um frondoso subúrbio a cerca de 20 minutos de trem do centro de Tóquio, é dedicado à recriação não apenas dos mundos animados do Studio Ghibli, mas também do processo artístico do estúdio em si.

Os filmes do estúdio, dentre eles “Meu amigo Totoro” e “A viagem de Chihiro” de Hayao Miyazaki são bastante populares ao redor do mundo. O museu atrai milhares de visitantes a cada ano, e a admissão é limitada. Apenas um número limitado de visitantes pode entrar no museu por dia, e, em geral, os ingressos devem ser reservados com meses de antecedência.

O museu está fechado desde o dia 25 de fevereiro. Após compartilhar fundos gratuitos para encontros e reuniões na internet para ajudar quem precisa trabalhar de casa agora, o estúdio Ghibli lançou vídeos de tours virtuais do museu.

Os cinco vídeos começam pelo exterior do museu, antes de prosseguir por várias salas e exibições.

A sala “Onde surge um filme” exibe uma “inspiração para o que irá no pedaço de papel em branco na escrivaninha e acabará se tornando por fim um filme”.

Os cinco vídeos estão disponíveis no canal oficial do YouTube do Estúdio Ghibli.

O YouTuber CocoTak disponibilizou uma turnê um pouco mais longa pelo museu Ghibli, incluindo o caminho a partir da estação de Mitaka:

Tradução de Marina Canofre dos Santos.

Este post é parte da Global Voices, uma iniciativa internacional de jornalismo baseado em uma licença Creative Commons. O objetivo é cobrir diferentes realidades através de uma comunidade de jornalistas em diferentes partes do mundo. Conheça o projeto.