A blogueira pernambucana radicada em São Paulo Dani Arrais, do blog Don’t Touch My Moleskine, publicou um vídeo com depoimentos sobre o #OcupeEstelita.

Dani vem reunindo material sobre o movimento em seu blog e articulado apoio fora do Recife. O vídeo foi gravado em São Paulo em junho deste ano com participação de nomes como Felipe S., do Mombojó, do designer Raul Luna e da relatora especial da ONU para o direito à habitação Raquel Rolnik. “Recife precisa de nós, dos que estão perto, dos que estão longe. Lutar pelo Recife é lutar pelo direito das pessoas à cidade. Qualquer cidade. Não dá para ficar alheio ao caos que tomou conta da capital pernambucana neste mês de junho, onde acordos não foram cumpridos, a violência se impôs e os diálogos foram interrompidos”, diz Dani.

O OcupeEstelita completou no último final de semana 30 dias de ocupação na área do Cais José Estelita. Na terça (17/06), a Polícia Militar realizou uma reintegração de posse com excesso de violência, incluindo uso de gás lacrimogênio, balas de borracha e spray de pimenta. Semanas antes, ativistas fizeram um acordo com o governo através das secretarias de Direitos Humanos e Defesa Social, de que a desocupação seria antecedida de um aviso prévio de 48 horas. O trato foi descumprido.

O OcupeEstelita é contra o projeto Novo Recife, que planeja construir 12 torres de até 40 andares em uma área histórica do centro do Recife.

Veja nossa cobertura do OcupeEstelita.

ocupe_dani2

ocupe_daniarrais

Leia Mais
“O que está em jogo é se a gente quer construir a democracia ou a barbárie”, diz Lula em entrevista ao podcast DL Show