A banda Sujeito A Guinho. (Divulgação).
Leonardo forma dupla com a mãe, Ana Lúcia Altino. (Divulgação).
Leonardo forma dupla com a mãe, Ana Lúcia Altino. (Divulgação).

O Virtuosi Brasil, festival que nasceu do Virtuosi Internacional, que ocorre no fim do ano, realiza diversos concertos até o próximo dia 25 desse mês. O destaque desta edição é a banda Sujeito a Guincho e a dupla formada por mãe e filho, Leonardo Altino e a pianista Ana Lúcia Altino. Todas as apresentações, que começaram na última quinta, acontecem no Centro Cultural Correios, no Recife Antigo.

A banda Sujeito a Guincho vem sendo considerada uma das mais versáteis dentro da música instrumental, com boas ideias em timbres e arranjos. O quinteto tem dois discos gravados, em 1996 e 1999 e nos últimos anos vem se apresentando em shows de artistas como Monica Salmaso, Antônio Nóbrega, Léa Freire e Ricardo Teperman/Danilo Moraes. Eles tocam nesta sexta (23), às 19h.

Leonardo Altino estudou no New England Conservatory of Music, na Escola Superior de Música de Detmold e na Universidade de Illinois. Hoje faz parte do corpo docente da Escola de Música Rudi Scheidt da Universidade de Memphis, Tennessee. Há mais de trinta anos que Ana Lúcia e Leonardo, um duo formado por mãe e filho, se apresentam em locais como Nova York, Boston, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Santiago e muitas outras cidades nos Estados Unidos e no Brasil.

A banda Sujeito A Guinho. (Divulgação).
A banda Sujeito A Guinho. (Divulgação).

No encerramento no dia 25, o Virtuosi apresenta a Orquestra Virtuosi com músicos de vários lugares do país e que vai se apresentar sob a regência do Maestro Rafael Garcia.

Esta mesma orquestra celebrou os 70 anos do maior compositor brasileiro vivo, o Maestro Marlos Nobre, atual regente da Orquestra Sinfônica do Recife. Desta vez, a Orquestra terá instrumentistas dos estados de São Paulo, Rio, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. O solista será o violoncelista Leonardo Altino.

E para celebrar os 10 anos do festival, o evento montou uma exposição de fotos dos 10 anos. Serão fotos dos artistas e grupos que participaram das edições anteriores do evento. A visitação fica aberta até o dia 30 de maio.

O Virtuosi Brasil acontece no Centro Cultural Correios, com entrada gratuita.

virtuosi

Leia Mais
Elefante Cinza lança o single Olha Para Mim