O grupo Quatuor Caliente. (Divulgação).

O grupo Quatuor Caliente. (Divulgação).

O Virtuosi começa neste domingo (13) com uma programação que se divide entre Buenos Aires, Montevidéu, Olinda, Recife, João Pessoa, Campina Grande e Fortaleza. O destaque deste ano é a subida ao morro do festival, que levará a música clássica para o Alto José do Pinho.

Pelo sexto ano consecutivo, o se expande para além do Recife, indo neste ano a países da América Latina. Entre os destaques deste ano estão o grupo norte-americano The Harlem Quartet, formado pelos vencedores do Sphinx Competition para instrumentistas de cordas negros e latinos, que se apresenta em Olinda. O grupo francês Quatuor Caliente celebra seus 15 anos de atividade no sábado, 19 de dezembro, às 20h no Recife

Neste ano, o festival pela primeira vez “sobe o morro” apresentando o CONCERTO BNDES na comunidade do Alto José do Pinho. Será também a primeira vez que a comunidade recebe um concerto de música clássica ao vivo. O programa “A Música Clássica Sobe o Morro” ocorre às 19h do dia 19 de dezembro com a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a regência do Maestro Rafael Garcia ao lado de vários solistas e artistas nacionais e internacionais. Formada em 1940 por trabalhadores da antiga Fábrica da Macaxeira, o Alto José do Pinho é um centro de cultura popular com maracatus, reisados, blocos carnavalescos, artes cênicas e outras expressões populares.

Priya Mitchell.

Priya Mitchell.

Argentina
A Orquestra Virtuosi sob a regência de Rafael Garcia se apresenta na Argentina pela primeira vez. A Orquestra, que é composta por instrumentistas brasileiros e estrangeiros, traz um programa com peças de Dvorak, Haydn, Proto, Ernani Aguiar e a primeira audição da obra Armoriatika de Eli-Eri Moura.

Recife
Começa dia 15 com concertos de câmara na Ordem Terceira de São Francisco do Recife. O Trio de Cordas com membros do Quarteto Carlos Gomes (SP) se apresenta no dia 15. No dia 16, é a vez da apresentação da Orquestra Jovem de Pernambuco que terá como solista e diretora a violinista inglesa Priya Mitchell. O evento tem início às 19h e a entrada é 1 Kg de alimento não perecível.

A partir do dia 17, o Teatro de Santa Isabel vira o palco do festival abrigando a Série Vicente Fittipaldi com as principais apresentações do evento a partir das 20h com o show do The Harlem Quartet. Na sexta-feira, 18 de dezembro, às 20h, a Orquestra Virtuosi se apresentará sob a regência do Maestro Rafael Garcia tendo como solistas o violinista Benjamin Sung, o violista Rafael Altino, o violoncelista Leonardo Altino, e Catalin Rotaru.

O grupo nova-iorquino Harlem Quartet. (Divulgação).

O grupo nova-iorquino Harlem Quartet. (Divulgação).

O grupo francês Quatuor Caliente celebra seus 15 anos de atividade no sábado, 19 de dezembro, às 20h no Recife. No dia 16, o grupo realiza um concerto em Campina Grande. A história do grupo começou no ano 2000 quando quatro jovens músicos apaixonados pelo Novo Tango se reuniram. Rapidamente, o grupo começou a se apresentar na França e no exterior.

O festival se despede do Recife no domingo (20) às 18h com o recital da pianista armênia Marianna Schrinyan. É considerada uma das pianistas mais importantes de seu tempo e é solista das orquestras de Oslo, Helsinki, Copenhagen, Tapiola, Göteborg e Norrköping.

Logo em seguida, às 19h, o festival se despede com o recital da violinista inglesa Priya Mitchell e a pianista Marianna Shirinyan. Foi solista de várias orquestras tais como Filarmônica Russa, BBC Philharmonic, Sinfonia Varsova, Symphony Hall Birmingham, Orquestra Sinfônica da BBC. É diretora do Oxford Chamber Music Festival, Inglaterra.

TOUR INTERNACIONAL

ORQUESTA VIRTUOSI DE PERNAMBUCO
RAFAEL GARCIA, regente
Solistas: YEHEZKEL YRUSHALMI, violino, RAFAEL ALTINO, viola, LEONARDO ALTINO, cello, CATALIN ROTARU, contrabaixo

BUENOS AIRES | USINA DEL ARTE
13 | DOMINGO 11h30

MONTEVIDÉU| SALA NELLY GOITIÑO DEL SODRE
15 | MARTES 19h30

TOUR NORDESTE

OLINDA|PE CONVENTO DE SÃO FRANCISCO
13 | DOMINGO 18h
THE HARLEM QUARTET

FORTALEZA | CE AUDITORIO DRAGÃO DO MAR
15 | TERÇA 20h
THE HARLEM QUARTET

CAMPINA GRANDE | PB MUSEU DOS 3 PANDEIROS
16 | QUARTA 20h
QUATUOR CALIENTE

JOÃO PESSOA | PB SALA RADEGUNDIS FEITOSA
17 | QUINTA 20h
PRIYA MITCHELL, violino
MARIANNA SCHRINYANN, piano

RECIFE

V VIRTUOSI DIÁLOGOS
LIVRARIA CULTURA PAÇO ALFÂNDEGA
15, 16 e 17 | 12 – 10h
APRENDENDO A OUVIR MÚSICA CLÁSSICA
Talks com Irineu Franco Perpétuo
Inscrição: www.virtuosi.com.br

ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DO RECIFE
15 | TERÇA 19h
TRIO DE CORDAS
MEMBROS DO QUARTETO CARLOS GOMES

16 | QUARTA 19h
PRIYA MITCHELL, violino
ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO

TEATRO DE SANTA ISABEL
17 | QUINTA 20h
THE HARLEM QUARTET
18 | SEXTA 20h
ORQUESTRA VIRTUOSI
RAFAEL GARCIA, regente

19 | SÁBADO 20h
QUATUOR CALIENTE

20 | DOMINGO
18h MARIANNA SCHRINYAN, piano
19h PRIYA MITCHELL, violino
MARIANN SCHRINYAN, piano

ALTO JOSÉ DO PINHO
19 | SÁBADO 19h
GRANDE CONCERTO BNDES
ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO
RAFAEL GARCIA, regente

Sem mais artigos