Obra de Daaniel Araújo. (Divulgação).

Os seis artistas do projeto Vitrocerâmicos: pesquisaartística (Chico Ludermir, Daaniel Araújo, Hassan Santos, João Lin, Joelson Gomes e Nando ZV) se encontram no Museu Murillo La Greca neste sábado (6) para compartilhar experiências sobre os processos criativos, os materiais, as técnicas possíveis em vitrocerâmicos e os desafios de uma pesquisa artística que durou três meses nos ambientes de uma fábrica de vitrocerâmicos no Recife.

Durante o bate-papo, o catálogo da exposição será lançado e distribuído gratuitamente ao público.

A exposição coletiva permanece aberta ao público até o dia 26 de maio. “Foram vários os desafios vividos durante o processo de criação das obras, sendo um dos principais conseguir prever o resultado do trabalho, já que o calor do forno distorce as formas das cores no vidro. Vamos conversar sobre conseguimos, de certa forma, lidar com esses desafios”, conta o artista Hassan Santos, também idealizador do projeto.

Na exposição, o artista Hassan Santos apresenta o trabalho Esquemas, em que expõe gráficos feitos em superfícies de vitrocerâmico e outras peças abstratas. O fotógrafo e artista Chico Ludermir mostra uma série de fotografias impressas em azulejos que investiga as superfícies vivas dos corpos, resultado do estudo Revestimentos. O ilustrador João Lin, que levou ao forno materiais descartados na fábrica por erros de produção, mostra obras nas quais, em pedaços de azulejos quebrados, são sobrescritos à mão livre desenhos de corações.

O artista Joelson Gomes também marca presença no projeto com uma série de aplicação da imagem de um pássaro em peças de azulejos revestidas e o artista Daaniel Araújo leva as pinturas com temas políticos e cotidianos impressas em azulejos. Já o ilustrador, grafiteiro e tatuador Nando Zevê apresenta a sua série de tons vivos intitulada Peixe fora d’água, que já foi explorada em adesivos, lambe-lambes e grafites no cenário impessoal e padronizado do Recife.

Os endereços do projeto (com todas as imagens dos artistas participantes) são projetovitroceramicos.hotglue.mee vitroceramicos.com.br.

Leia Mais
Exposição de Clarice Lispector no IMS propõe diálogo de sua obra com as artes visuais