TRY IT AGAIN
Em mais uma tentativa de redirecionar sua carreira, Wanessa Camargo agora investe no estilo “popozuda light”
Por Gilberto Tenório

WANESSA CAMARGO
Meu Momento
[SonyBMG, 2009]

A máxima do “menos é mais” parece ter sido a principal inspiração de Wanessa Camargo para abandonar o sobrenome familiar e adotar o simples e moderno (????) Wanessa. Com visual repaginado, toda trabalhada nos salões de beleza e lojas da Oscar Freire, a jovem cantora reaparece com um estilo bem diferente do costumeiro. Se um dia Wanessa quis ser Sandy, hoje ela parece se espelhar nas popozudas J.Lo ou Beyonce.

O primeiro single de Meu Momento já deixa clara a opção por essa nova fase. “Fly”, um dueto com o rapper americano Ja Rule, poderia muito bem estar num CD de alguma cantora americana de “R&B”. Poderia? Depende. A canção, uma espécie de desabafo de Wanessa para aqueles que a consideram fútil e vazia, tem até uma batida razoável. Entretanto, a cantora não chega a mergulhar de cabeça no estilo “cachorrona” das suas colegas gringas. Isso fica bem claro no clipe, onde uma Wanessa meio tímida parece querer se esquivar do cafuçu que tenta se esfregar nela.

Mas as tentativas de parecer moderna do CD não param no primeiro single. A eletrônica “Desejos” traz a artista com voz etérea e robótica; o reggaetón “Gosto tanto” pega carona no ritmo que já está um pouco passado e a pop “Não me leve a mal”, uma coisa assim, meio “Ana Carolina”, traz versos de gosto duvidoso como “minha cabeça não é degrau”.

Em todas essas canções, e nas demais faixas do disco, as mesmas qualidades e defeitos parecem se repetir. Wanessa, diferente de Sandy, por exemplo, tem uma presença mais simpática e real. Porém, se de um lado vemos a clara e esforçada intenção da filha de Zezé de Camargo em explorar novas sonoridades e, talvez, encontrar um estilo próprio, do outro o que temos é um punhado de canções descartáveis, com arranjos óbvios e que na verdade não conseguem dar uma unidade ao projeto. Até a roqueira Rita Lee foi escalada para dividir os vocais com Wanessa no cover de “Coisas da vida”. Conclusão do esdrúxulo encontro: a idade realmente parece interferir nos critérios de alguns artistas…

NOTA: 5,0

Colaborador
  1. Então pessoal, vamos começar a dar mais credibilidade a esses seres que comentam e NÃO SABEM ESCREVER O PORTUGUÊS do que um crítico que estuda música. Então okay…KKKKKK(PIADA)
    Como os fãs dessa coisa desprovida de talento são ridículos, pior que eles parecem que sairam tudo de um mesmo saco (incrível). Só sendo muito fútil e pouco inteligente para gostar dessa cantora sem indentidade própria, sem talento, que não se garante sozinha, copia tudo e todas, não tem reconhecimento como cantora, uma voz insuportável…. Desde quando em 9 anos, quase 10 anos de carreira e vender 2 milhões é ter sucesso?? Faça todo mundo rir kkkkkk. Tem que ter pouca personalidade igual a ela pra gostar de UM PRODUTO COMO ELA. Como disseram mais acima, ela é só uma marionete dos outros. Ela brilha tanto que seu cd atual vendeu 40k ou menos, isso que se chama sucesso para alguns né? louco a gente não deve contrariar. Vou dar uma boa idéia para ÚONESSA….Por que em cada música que ela cantar, ela não contrata uma outra pessoa para cantar com ela??????? Porque sozinha ela não se garante mesmo!!!!!!!
    ¨¨
    É de tirar graça de pessoas que escrevem “passão”, “faserem”, “sexi”…..e acham que estão dizendo alguma coisa. kkkkkkk
    ¨¨
    Evolução musical agora mudou de significado, agora significa copiar aquilo que é ou já foi tendência e que deu certo para os outros. kkkkkkkkkkkk (concordo Jaque)
    ¨¨
    A neta do senhor Francisco é só a neta do francisco e tem gente que tem a capacidade de ouvir qualquer coisa mesmo.

  2. OS FÃS DA WANESSA estão desesperados COM AS CRITICAS PORQUE SABEM QUE ELA NÃO TEM A MENOR PERSONALIDADE COMEÇOU COPIANDO A SANDY DEPOIS TENTOU SER BRITNEY E AGORA TA SE ACHANDO UMA SHAKIRA REALMENTE A MUSICA FLY ATE QUE TOCOU BEM MAS O CD TEM 11 OU 12 FAIXAS E NEM UMA DAS OUTRAS NÃO EMPLACOU OU SEJA A CARREIRA CONTINUA SEM FOLEGO NESSA NOVA FASE ALIAS ELA JA SUMIU DO MAPA NAO ANDA FAZENDO SHOWS SERÁ QUE VAI MUDAR DE ESTILO DENOVO? WANESSA É UMA MARIONETE QUE ANTES PROJETADA PELA GRAVADORA E AGORA MANIPULADA PELO MARIDO E EMPRESARIO DELA, NUNCA MOSTROU PRA O QUE VEIO, NUNCA SOUBE BEM O QUE QUERIA SO SABE IR NA ONDA DO QUE ESTA NA MODA PRIMEIRO FOI O ROMANTISMO ADOLECENTE, DEPOIS O ZOUK AGORA HIP HOP NAO ADIANTA MUITO ELA NAO EMPLACA JA TEM 9 ANOS DE CARREIRA E NAO EMPLACA ATE ELA ADMITIU ISSO.

  3. Eu concordo com o Marcos Nogueirae com o paulinho.
    Wanessa estar agi das paradas de sucesso e pra quer essa comparacao com sandy eu nem conhceco mais sandy!!!Wanessa ta provando que ñ estar de brincadeira.ela provou que tudo que estar fazendo e pelo seu talento….mais eu num fico com raiva ñ das criticas que fazem a ela….Quando a cantora da fazendo sucesso e alvo de criticas da midia, e por isso que Wanessa estar ai brilhando e arransando nos palcos………Wanessa forever!!!!!

  4. gentee vamos falar sério vai
    a wanessa é linda tem uma voz maravilhosa
    se nw tivesse nw estaria onde esta..
    axo esses comentarios criticando ela
    nw passão de bebes que crescerão ouvindo sandy e junior
    ecaaaaa,,,bom mais cai entre nois ke pra eles faserem sucesso coisa ke nw fasem mais
    deve ser pelo talento deles ou pelas curvas sexi da sandy ou pelo lindo timbre da voz do junior.
    kkkkkkkkkkkkkkk

  5. Marcos, você confunde grosseiramente as coisas. Ele não está simplesmente “metendo pau” porque não gosta da Wanessa e precisa esculhambar com os artistas. A análise, na minha opinião, está muito bem feita. É verdade que a cantora precisou se repaginar, tirou o sobrenome, mudou a aparência etc. Por que mentir? Não aconteceu realmente isso?

    Ser linda, possuir dinheiro e ter as músicas tocadas na rádio, lamento te dizer, não é sinônimo de qualidade. A crítica é feita pelo conteúdo pop. E conteúdo é algo que ela ainda não alcançou.
    # Luciano Ferreira7 de julho de 2009 – 12:59

    Esse rapaz (marcos nogueira) deve ser um fã xiita de Wanessa, que não aceita que falem a verdade sobre o seu ídolo. E nem argumento tem pra defender seu ponto de vista, apelando para comparações ridículas e xingamentos, coisa mais infantil. E além de tudo não sabe escrever: 2.500 milhões de cópias (?).
    # vinicius8 de julho de 2009 – 22:47

    Wanessa, segue os passos da Sandy: faz uma faculdade, porque nessa carreira tu não tem futuro. O autor da crítica até foi simpático ao destacar a suposta “presença simpática” da neta de Francisco e a batida de Fly. E belo fim de carreira para o seu Ja Rule. Afinal, quem é que aguenta mais esse monte de rapper idolatrando seus carroes, seu lifestyle, suas minas popozzudas, ainda mais num album de uma cantora fraca como a W?

    CONCORDO COM TUDO!!!!!!!

    é HIPÓCRITA TA? hehehe
    Evolução músical agora mudou de nome para copiar estilos dos outros que já deram certo.
    Gente fútil cansa nossa inteligência!! ai ai

  6. bom fã com toda certeza eu sou sim, e não sou ipocrita pra dizer o contrario, ela canta bem, é linda sim,ven de milhões de copias, é primeiro lugar nas paradas, pra q mais argumentos, esse criticos so falam bem de maria rita e maria bethania, fazer o q, mais as pessoas gostan é de ivete,wanessa,claudia leite e etc, wanessa ta vendendo cd adoidado,pq motivo ela deveria parar de cantar, pq seria fim de carreira, shows lotado,agenda lotada, ela ta é no caminho certo, sua evolução musical é notavel, ela não cantava nada, agora ela da um show, ta de parabens, fez muito bem em tirar o “camargo”, mais sucesso pra ela!!! e vcs do contra, fazer o q né, a loira é poderosa mesmo!!!

  7. Wanessa, segue os passos da Sandy: faz uma faculdade, porque nessa carreira tu não tem futuro. O autor da crítica até foi simpático ao destacar a suposta “presença simpática” da neta de Francisco e a batida de Fly. E belo fim de carreira para o seu Ja Rule. Afinal, quem é que aguenta mais esse monte de rapper idolatrando seus carroes, seu lifestyle, suas minas popozzudas, ainda mais num album de uma cantora fraca como a W?

  8. Esse rapaz (marcos nogueira) deve ser um fã xiita de Wanessa, que não aceita que falem a verdade sobre o seu ídolo. E nem argumento tem pra defender seu ponto de vista, apelando para comparações ridículas e xingamentos, coisa mais infantil. E além de tudo não sabe escrever: 2.500 milhões de cópias (?).

  9. Marcos, você confunde grosseiramente as coisas. Ele não está simplesmente “metendo pau” porque não gosta da Wanessa e precisa esculhambar com os artistas. A análise, na minha opinião, está muito bem feita. É verdade que a cantora precisou se repaginar, tirou o sobrenome, mudou a aparência etc. Por que mentir? Não aconteceu realmente isso?

    Ser linda, possuir dinheiro e ter as músicas tocadas na rádio, lamento te dizer, não é sinônimo de qualidade. A crítica é feita pelo conteúdo pop. E conteúdo é algo que ela ainda não alcançou.

  10. Eu vi o clipe esses dias e embaixo estava escrito “Wanessa” e eu pensei que fosse uma nova Natasha Bedingfield da vida. Depois eu escutei melhor e reparei que era a Vanessa Camargo. A música “Fly” não é de todo mal, mas eu não gosto deste genêro de cantoras pop, principalmente quando ela se unem aos Rappers, cada vez piores, em busca de sucesso.

  11. vcs blogueiros de quinta não pedem a oportunidade de meter o pau nos artistas, so pode ser inveja, vcs ai falando mau e a musica de wanessa é mais tocada das radios do brasil, seu cd é 2°cm mais vendido no brasil, ela é linda,milionaria, e vc o q é?, qual cd vc lançou,quantas copias vendidas, wanessa ja vendeu mais 2.500 milhoes de copias e vc? fazer outra coisa, deixa de falar mau das pessoas,carniça!!!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais
Papo com Tonfil: Quanto mais longe estou do Sertão do Pajeú, maior a sensação de pertencimento